Telescópio Hubble encontra água em pequeno planeta fora do Sistema Solar

O GJ 9827d poderia ser um exemplo de potenciais planetas com atmosferas ricas em água em outros locais da nossa galáxia
Por History Channel Brasil em 07 de Fevereiro de 2024 às 13:04 HS
Telescópio Hubble encontra água em pequeno planeta fora do Sistema Solar-0

Ao usar o Telescópio Espacial Hubble, da NASA, astrônomos detectaram vapor de água na atmosfera de um planeta fora do Sistema Solar. Batizado de GJ 9827d, esse exoplaneta fica situado na constelação de Peixes, a cerca de 97 anos-luz de distância da Terra. Os pesquisadores classificaram a descoberta como "entusiasmante".

Descoberta marcante

Com apenas o dobro do diâmetro da Terra e tão quente quanto Vênus (apresentando uma temperatura aproximada de 420°C), o GJ 9827d é o menor exoplaneta onde foi detectado vapor de água. “A presença de água em um planeta tão pequeno é uma descoberta marcante”, disse Laura Kreidberg, do Instituto Max Planck de Astronomia, na Alemanha. "Estamos mais perto do que nunca de caracterizar mundos verdadeiramente semelhantes à Terra", completou.

Os astrônomos por trás da descoberta ainda não têm certeza se existe uma pequena quantidade de vapor de água na atmosfera do GJ 9827d ou se ele é composto principalmente de água. A equipe aponta duas possibilidades. Um cenário é que o planeta apresente uma atmosfera rica em hidrogênio misturada com água, tornando-o um mini-Netuno. A outra hipótese diz que ele poderia ser uma versão mais quente de Europa, lua de Júpiter, que tem duas vezes mais água que a Terra sob a sua crosta.

Segundo os pesquisadores, o GJ 9827d poderia ser um exemplo de potenciais planetas com atmosferas ricas em água em outros locais da nossa galáxia. “Observar a água é uma porta de entrada para encontrar outras coisas”, disse Thomas Greene, astrofísico do Centro de Pesquisa Ames da NASA. “Esta descoberta do Hubble abre a porta para futuros estudos destes tipos de planetas pelo Telescópio Espacial James Webb", completou.

NASA, Space.com e BBC