Inicio

Telescópio James Webb registra imagens de 19 galáxias em alta resolução

Segundo os pesquisadores, as cenas incríveis contam uma história sobre o ciclo de formação estelar
Por History Channel Brasil em 01 de Fevereiro de 2024 às 16:27 HS
Telescópio James Webb registra imagens de 19 galáxias em alta resolução-0

O telescópio James Webb, da NASA, captou imagens em resolução inédita de 19 galáxias espirais. Os registros incríveis foram feitos com uma combinação de luz infravermelha em diferentes distâncias. As imagens fazem parte de um projeto chamado PHANGS (sigla em inglês que significa "física em alta resolução angular em galáxias próximas").

Aglomerados estelares

Nas imagens capturadas pela NIRCam (Câmera infravermelha próxima) do James Webb, milhões de estrelas brilham em tons de azul. Algumas estão espalhadas pelos braços espirais das galáxias, mas outras estão agrupadas em aglomerados estelares. Já os dados do MIRI (Instrumento de Infravermelho Médio) do telescópio destacam estrelas que ainda não se formaram totalmente, que aparecem em vermelho.

Galáxias espirais
Imagens: NASA, ESA, CSA, STScI, Janice Lee (STScI), Thomas Williams (Oxford), Equipe PHANGS, Elizabeth Wheatley (STScI)/Divulgação

“As novas imagens do James Webb são extraordinárias”, disse Janice Lee, cientista do Instituto de Ciências do Telescópio Espacial em Baltimore. “Elas são alucinantes mesmo para pesquisadores que estudam essas mesmas galáxias há décadas. Bolhas e filamentos são detalhados nas menores escalas já observadas e contam uma história sobre o ciclo de formação estelar”, completou.

Segundo os pesquisadores, evidências mostram que as galáxias crescem de dentro para fora: a formação estelar começa nos núcleos e espalha-se ao longo dos seus braços, espiralando para longe do centro. Quanto mais longe uma estrela estiver do núcleo da galáxia, maior será a probabilidade de ela ser mais jovem. Em contraste, as áreas próximas dos núcleos que parecem iluminadas por um holofote azul são populações de estrelas mais antigas.

Fontes
NASA
Imagens
NASA, ESA, CSA, STScI, Janice Lee (STScI), Thomas Williams (Oxford) e equipe PHANGS/Divulgação