Início

Tsunami solar pode devastar a internet nos próximos anos, diz estudo

Tempestades geomagnéticas poderiam bloquear o fluxo de informações que circula pela rede
Por History Channel Brasil em 02 de Setembro de 2021 às 16:57
Tsunami solar pode devastar a internet nos próximos anos, diz estudo-0

Um "tsunami solar" pode devastar a internet nos próximos anos. Essa é a conclusão de um novo estudo assinado por pesquisadores da Universidade da Califórnia. De acordo com os cientistas, o fenômeno pode bloquear o fluxo de informações que circula pela rede de computadores.

Apagão na internet

Estudos anteriores já haviam demonstrado que tempestades geomagnéticas poderiam danificar equipamentos elétricos. Emissões na superfície solar conhecidas como ejeções de massa coronal oferecem risco para satélites e outros dispositivos. Mas até agora não se sabia como o fenômeno poderia afetar a infraestrutura por trás da internet.

Tsunami solar pode devastar a internet nos próximos anos, diz estudo - 1

O novo estudo, assinado por Sangeetha Abdu Jyothi, analisou como as tempestades solares podem afetar os cabos submarinos. A internet depende dessa rede complexa que atravessa o fundo do mar transmitindo informações e conectando os computadores ao redor do mundo. Caso esses cabos se rompam ou sejam danificados, a internet pode sofrer um "apagão".

De acordo com Jyothi, uma grande ejeção de massa coronal pode causar uma interrupção global completa da internet, persistindo por um longo período de tempo, mesmo após o fim da tempestade solar. Para prevenir o problema, o pesquisador sugere que os cabos submarinos recebam uma proteção reforçada. Mas o estudo também pondera que o apagão não seria completo: redes regionais de internet provavelmente permaneceriam online, pois as fibras ópticas não são afetadas pelo fenômeno. 

VER MAIS


Fonte: IFLScience

Imagens: iStock