Um planeta gêmeo da Terra pode estar escondido no Sistema Solar

Não se trata do hipotético Planeta 9, mas sim de outro mundo que existiria no Cinturão de Kuiper, além da órbita de Netuno
Por History Channel Brasil em 06 de Setembro de 2023 às 11:40 HS
Um planeta gêmeo da Terra pode estar escondido no Sistema Solar-0

Um planeta similar à Terra pode estar mais próximo do que se pensava, de acordo com um novo estudo liderado por duas universidades do Japão. Os pesquisadores acreditam que esse novo astro poderia estar escondido no nosso Sistema Solar, mais exatamente no Cinturão de Kuiper, um anel de objetos que está logo além da órbita de Netuno. Um artigo detalhando essa hipótese foi publicada no periódico científico The Astronomical Journal.

Planeta do Cinturão de Kuiper

O Cinturão de Kuiper abriga milhões de objetos gelados conhecidos como objetos transnetunianos (TNOs), pois estão além de Netuno. Acredita-se que esses TNOs sejam remanescentes da formação do Sistema Solar e sejam compostos por uma combinação de rochas, carbono amorfo e gelos voláteis como água e metano. O estudo, conduzido por Patryk Sofia Lykawka, da Universidade Kindai em Osaka, e Takashi Ito, do Observatório Astronômico Nacional do Japão, em Tóquio, sugere que as órbitas desses objetos transnetunianos podem indicar a existência de um planeta não descoberto nas bordas externas do Sistema Solar.

Cinturão de Kuiper

A equipe de pesquisadores observou que alguns desses objetos têm órbitas incomuns, sugerindo que estão sendo afetados gravitacionalmente por um corpo maior e mais próximo. Além disso, o cinturão de Kuiper contém uma população significativa de objetos com órbitas altamente inclinadas, o que significa que eles têm uma grande inclinação em sua órbita ao redor do sol. Simulações por computador indicaram que o suposto planeta pode ser a causa desses efeitos observados no Cinturão de Kuiper.

O planeta hipotético foi batizado de Planeta do Cinturão de Kuiper (KBP, na sigla em inglês). As simulações também mostraram que tal planeta, se existir, teria massa de 1,5 a 3 vezes a da Terra, inclinação de aproximadamente 30 graus e órbita que levaria o planeta a uma distância entre 250 e 500 Unidades Astrônomicas (UAs) do Sol. Uma UA é a distância média da Terra ao Sol, que equivale a cerca de 150 milhões de quilômetros.

Esse novo planeta teórico estaria mais próximo da Terra do que o teórico Planeta Nove, que muitos astrônomos acreditam existir além do Cinturão de Kuiper. De acordo com algumas hipóteses, o Planeta Nove seria gigantesco, com massa cinco vezes maior do que a da Terra. Apesar de sua existência ser especulada há mais de cem anos, nunca foi provado que esse astro realmente faça parte do nosso Sistema Solar.

ABC.es , IFLScience e Metro