Inicio

Um presente da NASA: descubra que fotografia do espaço foi tirada no seu aniversário

Confira imagens feitas pelo Telescópio Hubble no dia em que você celebra seu nascimento
Por History Channel Brasil em 10 de Fevereiro de 2022 às 11:44 HS
Um presente da NASA: descubra que fotografia do espaço foi tirada no seu aniversário-0

O Telescópio Espacial Hubble, símbolo da exploração espacial da NASA, completou 30 anos em serviço em 2020, mas as celebrações continuam. Entre as surpresas ao público preparadas pela agência espacial para marcar a data, uma é especial. Agora, qualquer um pode pesquisar imagens do espaço registradas no dia de seu aniversário.

Fotos espaciais do seu aniversário

“O Hubble explora o universo 24 horas por dia, 7 dias na semana. Isso significa que ele observa uma maravilha cósmica todos os dias do ano, inclusive no seu aniversário”, explica a NASA. Essas imagens fantásticas registradas pelo equipamento foram disponibilizadas em um novo site. Quem quiser conferir é só clicar aqui.

Para pesquisar, basta digitar seu mês e data de nascimento, e será mostrada alguma foto tirada naquele dia. É necessário observar que você não pode pesquisar por um ano específico (as imagens exibidas são selecionadas de anos aleatórios).
 

Foto do espaço

 

O que é o Telescópio Espacial Hubble?

O Telescópio Espacial Hubble é talvez uma das ferramentas mais notáveis da astronomia moderna, orbitando fora da atmosfera da Terra a 593 quilômetros acima da superfície terrestre.

Foto do espaço

Com um período orbital entre 96 e 97 minutos, o telescópio espacial recebeu o nome do astrônomo Edwin Hubble, antes de ser lançado em 24 de abril de 1990 com a missão STS-31, no âmbito de uma missão conjunta entre a NASA e a Agência Espacial Europeia para o programa Grandes Observatórios.

O Hubble está equipado com um potente espelho que permite obter imagens com uma resolução óptica de 0,04 segundos de arco, o que, somado ao ambiente espacial, sem qualquer tipo de turbulência, permite obter registos de alta qualidade.

Fontes
Metro
Imagens
NASA/Divulgação