Início

Universidade de Harvard lidera projeto de busca por inteligência extraterrestre

Iniciativa tem o objetivo de rastrear indícios de civilizações tecnológicas de outros sistemas solares
Por History Channel Brasil em 09 de Agosto de 2021 às 18:50
Universidade de Harvard lidera projeto de busca por inteligência extraterrestre-0

Abraham “Avi” Loeb, principal astrônomo da Universidade de Harvard, reuniu uma equipe de pesquisadores das universidades de Princeton, Cambridge e Caltech, entre outras, para lançar-se à busca de evidências de inteligência extraterrestre. Formalizada com o nome de The Galileo Project, a iniciativa tem como objetivo encontrar qualquer indício de tecnologia alienígena. O projeto foi cofundado com Frank Laukien, presidente da Bruker, uma companhia dos Estados Unidos que desenvolve equipamentos científicos.

Oumuamua: tecnologia extraterrestre?

Segundo os cientistas do projeto, que até o momento recebeu doações de 1,75 milhão de dólares, a ideia de lançar a iniciativa começou com a descoberta do misterioso Oumuamua, um objeto interestelar que visitou nosso sistema em 2017. Sua aparição gerou um extenso debate, ainda não resolvido, entre a comunidade científica, tanto por sua aparência, similar a um charuto, quanto pela falta de cauda, algo que todos os cometas conhecidos possuem.

Universidade de Harvard lidera projeto de busca por inteligência extraterrestre - 1

Segundo Loeb, a explicação mais razoável para o Oumuamua é que o objeto seja algum tipo de tecnologia extraterrestre. O especialista chegou a publicar um livro no qual argumenta e defende essa hipótese. “A ciência não deve rejeitar dogmaticamente as possíveis explicações extraterrestres devido ao estigma social ou as preferências culturais”, afirmou a equipe.

Em vez de buscar sinais eletromagnéticos, como acontece com os projetos tradicionais, The Galileo Project procurará objetos físicos, com foco especial sobre as imagens de fenômenos aéreos não identificados, como o Oumuamua e possíveis satélites alienígenas.

Após a recente divulgação do relatório de Inteligência sobre Fenômenos Aéreos Não Identificados, a comunidade científica precisa de determinação para procurar de forma sistemática, científica e transparente por possíveis evidências de equipamento tecnológico extraterrestre", disse Avi. Segundo ele, o impacto de qualquer descoberta relacionada à inteligência alienígena seria "enorme".

VER MAIS


Fontes: The Guardian e Universidade de Harvard

Imagens: iStock e  e European Southern Observatory/M. Kornmesse