Vida na Terra pode ter sido criada devido a erupções gigantescas do Sol

Partículas solares colidindo com gases na atmosfera do nosso planeta teriam produzido a matéria-prima para a vida
Por History Channel Brasil em 19 de Maio de 2023 às 12:09 HS
Vida na Terra pode ter sido criada devido a erupções gigantescas do Sol-0

A vida na Terra pode ter se originado graças a erupções gigantescas do Sol, segundo um novo estudo. De acordo com a NASA, uma série de experimentos químicos mostra como as partículas solares, colidindo com gases na atmosfera primitiva do nosso planeta, podem formar aminoácidos e ácidos carboxílicos, os blocos básicos de construção das proteínas e da vida orgânica. A descoberta foi publicada na revista científica Life.

Matéria-prima da vida

Para entender a origem da vida, a ciência tenta explicar como os aminoácidos, a matéria-prima das proteínas e de toda a vida celular, foram formados. A proposta mais conhecida se originou no final de 1800, quando pesquisadores especularam que a vida poderia ter começado em um “pequeno lago quente”: uma sopa de produtos químicos, energizada por raios, calor e outras fontes de energia, que poderiam se misturar em quantidades concentradas para formar moléculas orgânicas.

Em 1953, Stanley Miller, da Universidade de Chicago, tentou recriar essas condições primordiais em laboratório. O cientista encheu uma câmara fechada com metano, amônia, água e hidrogênio molecular (gases que se acredita terem sido predominantes na atmosfera primitiva da Terra) e acendeu repetidamente uma faísca elétrica para simular raios. Uma semana depois, Miller e seu orientador Harold Urey analisaram o conteúdo da câmara e descobriram que 20 aminoácidos diferentes haviam se formado.

Mas pesquisas feitas nos últimos 70 anos colocaram essa teoria em xeque. Os cientistas agora acreditam que a amônia (NH3) e o metano (CH4) eram muito menos abundantes. Em vez disso, o ar da Terra estava cheio de dióxido de carbono (CO2) e nitrogênio molecular (N2), que exigem mais energia para se decompor. Esses gases ainda poderiam produzir aminoácidos, mas em quantidades bastante reduzidas.

Ambiente da Terra primitiva
Ambiente da Terra primitiva (Imagem: NASA/Divulgação)

Agora, Vladimir Airapetian, astrofísico estelar da NASA e coautor do novo estudo, usou dados da missão Kepler e sugeriu que a energia necessária para a formação da vida viria de partículas do nosso Sol. Seu estudo aponta que supererupções solares lançam partículas próximas à velocidade da luz que colidem regularmente com nossa atmosfera, iniciando reações químicas.

Em um outro experimento, Airapetian e seus colaboradores criaram uma mistura de gases semelhante aos que haviam na atmosfera da Terra primitiva. Para isso, eles combinaram dióxido de carbono, nitrogênio molecular, água e uma quantidade variável de metano. Depois, dispararam prótons (simulando partículas solares) nas misturas de gás ou as inflamaram com descargas de faíscas (simulando relâmpagos). A experiência resultou na formação de quantidades detectáveis ​​de aminoácidos e ácidos carboxílicos. Isso sugere que nosso Sol, quando jovem, poderia ter catalisado os elementos da vida de forma mais fácil e mais rápida do que se supunha anteriormente.

NASA