Início

Vídeo impressionante mostra Ameca, o humanoide mais avançado do mundo

Robô com expressões faciais hiper-realistas causou admiração e pavor no público
Por History Channel Brasil em 22 de Dezembro de 2021 às 20:12 HS
Vídeo impressionante mostra Ameca, o humanoide mais avançado do mundo-0

O humanoide “mais avançado do mundo” se tornou um verdadeiro fenômeno viral nas redes sociais nas últimas semanas. Ameca, como foi batizado, possui os traços e expressões faciais mais extraordinariamente realistas já vistas em um robô. Desenvolvido pela empresa britânica Engineered Arts, ele representa a vanguarda desse tipo de tecnologia.

Despertar do humanoide

"A inteligência artificial similar à humana precisa de um corpo artificial similar ao humano. Os sistemas de inteligência artificial e aprendizado de máquina podem ser testados e desenvolvidos em Ameca, um desenvolvimento baseado em nossa própria pesquisa em robótica humanoide e construído sobre nossa avançada tecnologia Mesmer”, diz o site da Engineered Arts. 
 



No vídeo que os desenvolvedores publicaram no YouTube, pode se ver Ameca gesticulando e movendo o ombro, logo antes de abrir os olhos e demonstrar um claro gesto de surpresa, enquanto pisca diversas vezes e observa a si mesmo com assombro. Os planos da Engineered Arts contemplam um próximo passo: que Almeca consiga caminhar com a desenvoltura de um humano real, algo que ainda falta muito para acontecer, de acordo com os desenvolvedores.

Mas o vídeo mostrando o "despertar" de Ameca não gerou apenas admiração. Muita gente ficou assustada, temendo que no futuro esses robôs se disfarcem de humanos, como em filmes como Blade Runner, O Caçador de Androides ou O Exterminador do Futuro. Especulações à parte, o lançamento do humanoide está previsto para acontecer na Consumer Electronics Show (CES) 2022, com data marcada para o próximo mês de janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. 

Fontes
Infobae
Imagens
Engineered Arts/Reprodução