Vídeo impressionante mostra glóbulo branco atacando célula de câncer

Linfócitos T podem matar essas células secretando toxinas que as destroem por dentro
Por History Channel Brasil em 22 de Abril de 2022 às 17:41 HS
Vídeo impressionante mostra glóbulo branco atacando célula de câncer-0

Os linfócitos T são glóbulos brancos que ajudam o nosso sistema imunológico a combater infecções. Essas células circulam pelo corpo desempenhando várias funções, sendo que uma das mais importantes é a defesa do organismo contra agentes desconhecidos. Um novo vídeo impressionante mostra justamente um desses "soldados" atacando uma célula cancerígena.

Sistema imunológico agindo contra o câncer

O biólogo celular Alex Ritter e seus colegas usaram um microscópio especializado para registrar as imagens. O vídeo mostra o ataque de um linfócito T a uma célula de linfoma. Para uma melhor visualização, os pesquisadores adicionaram proteínas para dar cor às células: o linfócito aparece em vermelho, enquanto a célula cancerígena em azul.

A filmagem faz parte de um estudo que investiga como as células cancerígenas se defendem do sistema imunológico.  Os linfócitos T podem matar essas células prendendo-se a elas e, em seguida, secretando toxinas que as destroem por dentro. Existem dois tipos de toxinas que atuam nesse processo: perforinas, que criam buracos na barreira externa da célula cancerosa; e proteínas citotóxicas, que passam pelos orifícios e matam o câncer.

O estudo de Ritter mostrou o mecanismo pelo qual as células cancerígenas resistem aos linfócitos. Elas conseguem se defender contra os ataques dos glóbulos brancos selando os buracos criados pelas perforinas usando proteínas conhecidas como ESCRT. Esse método de defesa pode atrasar ou até impedir que os linfócitos T as matem. A descoberta poderá ajudar na criação de terapias mais eficazes contra o câncer.

Newsweek