Inicio

Vídeo: NASA confirma avistamento de bola de fogo dez vezes mais brilhante que a lua cheia

Dezenas de pessoas ouviram o estrondo causado por um objeto que cruzou o céu a mais de 88 mil quilômetros por hora
Por History Channel Brasil em 05 de Maio de 2022 às 15:52 HS
Vídeo: NASA confirma avistamento de bola de fogo dez vezes mais brilhante que a lua cheia-0

Recentemente, após vários moradores dos Estados Unidos terem escutado um estrondo ensurdecedor, cientistas da NASA confirmaram que o barulho foi causado por uma bola de fogo que cruzou o céu de três estados. Quase 30 pessoas do Mississipi, Louisiana e Arkansas relataram o avistamento de um meteoro que chegou a iluminar de maneira extraordinária o céu diurno, aproximadamente às 8 da manhã, hora local, na última quarta-feira de abril.

Barulho estrondoso

De acordo com relatos de testemunhas, um barulho estrondoso foi ouvido enquanto uma bola de fogo laranja com uma cauda branca, podia ser vista no céu. Segundo Bill Cooke, diretor do departamento de Ambientes de Meteoroides da NASA, o objeto, visto pela primeira vez 87 quilômetros acima do rio Mississippi, moveu-se para sudeste a cerca de 88 mil quilômetros por hora. Depois disso, ele se partiu em vários fragmentos enquanto descia, a cerca de 55 quilômetros do norte da Louisiana.

Segundo a NASA, a fragmentação da bola de fogo liberou tanta energia a ponto de gerar ondas de choque que atingiram o solo e, por sua vez, geraram vibrações e ruídos na superfície terrestre. A agência espacial também detalhou que, durante o ponto mais alto, o objeto chegou a brilhar dez vezes mais que a lua cheia, embora a maioria das testemunhas não tenha conseguido vê-la no céu, apenas ouvir seu barulho.

Alguns moradores do condado de Clairborne, no Tennessee, chegaram a temer que o barulho tivesse vindo de uma usina nuclear que fica na região. Apesar do susto, ninguém foi ferido no incidente. Segundo Cooke, a bola de fogo era "muito pequena" para causar qualquer dano e nenhum pedaço dela chegou ao chão.

Fontes
USA Today
Imagens
iStock