Início

Vulcão de lama pode ter causado impressionante explosão no Mar Cáspio

A região tem uma abundância dessas estruturas geológicas que expelem lama e gases inflamáveis

Uma enorme coluna de fogo surgiu no Mar Cáspio após uma explosão na costa do Azerbaijão. Ainda não se sabe o que provocou o incêndio, mas a causa pode ter sido um vulcão de lama. A região tem uma abundância dessas estruturas geológicas que expelem lama e gases inflamáveis.

Vulcões de lama mais violentos do mundo

Inicialmente acreditava-se que a explosão poderia ter sido causada por um acidente em uma plataforma de petróleo ou gás. Entretanto, a Socar, companhia petrolífera do país, afirmou que não registrou ocorrências anormais em nenhuma dessas estruturas. Um porta-voz da empresa declarou que um vulcão de lama em chamas foi localizado em uma ilha sem habitantes, a cerca de 30 quilômetros da costa do Azerbaijão.

Segundo o ministro de Emergências do país, o vulcão não é uma ameaça aos moradores nem às plataformas de óleo e gás que existem na região. Segundo os especialistas, vulcões de lama são formados no subsolo por água, minerais e gases, que podem inflamar quando há erupções. Estima-se que haja por volta de mil vulcões de lama no mundo e que 400 deles estejam no Azerbaijão.

"Os vulcões de lama do Azerbaijão são alguns dos maiores e mais violentos do mundo. Há, em média, várias grandes erupções de vulcões de lama a cada ano, e muitas delas podem causar grandes incêndios", afirmou Mark Tingay, geofísico da Universidade de Adelaide.

VER MAIS


Fontes: UOL, G1 e BBC

Imagem: Twitter/Reprodução