Início

Wally Funk se torna a pessoa mais velha no espaço ao embarcar em voo de Jeff Bezos

A New Shepard, cápsula suborbital com sistema de foguete, partiu do Texas para fazer um passeio fora da Terra

Um novo capítulo da "corrida espacial dos bilionários" foi escrito nesta terça-feira (20 de julho). Jeff Bezos fez história ao embarcar para fora da Terra levando a bordo a aviadora Mary Wallace "Wally" Funk, de 82 anos, que se tornou a pessoa mais velha a ir para o espaço. Eles fizeram parte do primeiro voo da Blue Origin, empresa criada pelo fundador da Amazon.

Primeiro voo espacial da Blue Origin

A New Shepard, cápsula suborbital com sistema de foguete, partiu do Texas para fazer um passeio supersônico até a borda do espaço. Dentro dela, além de Jeff Bezos e Wally Funk, estavam Mark Bezos (irmão do bilionário) e Oliver Daemen, de 18 anos, primeiro cliente pagante da Blue Origin (e pessoa mais jovem no espaço). Controlado por Inteligência Artificial, o veículo é totalmente autônomo, ou seja, não tem piloto.

Wally Funk se torna a pessoa mais velha no espaço ao embarcar em voo de Jeff Bezos - 1

Wally quebrou o recorde do veterano astronauta John Glenn (1921 – 2016), que em 1998, aos 77 anos, havia se tornado a pessoa mais velha a ir ao espaço, a bordo da espaçonave Discovery. A New Shepard alcançou uma altura de aproximadamente 100 km acima da superfície da Terra e ofereceu aos passageiros a oportunidade de experimentar a microgravidade. A cápsula retornou à Terra usando paraquedas após cerca de 10 minutos no espaço.

Em 1961, Wally foi voluntária do programa Mulheres no Espaço, passando por rigorosos testes físicos e mentais com o objetivo de se tornar uma astronauta. Mas o programa foi abruptamente cancelado quando o governo dos Estados Unidos decidiu que as mulheres não deveriam ter permissão para usar as instalações militares necessárias para o treinamento espacial. O país só enviaria uma mulher ao espaço em 1983, quando Sally Ride participou de uma missão da NASA.

No dia 11 de julho, outro bilionário visitou o espaço. O britânico Richard Branson, fundador da Virgin Galactic, ficou alguns minutos fora da Terra a bordo da aeronave VSS Unity. Quem também tem planos ambiciosos é Elon Musk, da Space X. Ele espera enviar em breve um turista à Lua, primeiro passo para realizar seu sonho de criar uma colônia em Marte.

VER MAIS


Fontes: Estadão e CNN

Imagens: Blue Origin/Reprodução