#07 A KILLING MACHINE

Sarcófago raro de 3600 anos é encontrado no Egito

Um grupo de arqueólogos espanhóis analisou a descoberta de um raro sarcófago, atribuído à Decima Sétima dinastia egípcia. A idade de fabricação do sarcófago de madeira é estimada em 3600 anos. O caixão foi encontrado durante as escavações de uma construção nas margens de Luxor, na necrópoles de Dra Abul Naga, próximo da tumba de Djehuty, guardião do tesouro da rainha Hatshepsut.
Segundo José Galán, líder da equipe, a descoberta tem grande valor, tanto artístico quanto histórico. Trata-se de uma peça bastante rara, correspondente a um período em que o Antigo Egito ainda era dividido em dois reinos. Batizado como Sarcófago das Plumas, por sua decoração, o caixão revela um estilo artístico especial. Apenas doze peças como essas foram encontradas até hoje, confeccionadas durante um curto intervalo de tempo na escala da história do Egito. 
 
 
O sarcófago ainda não pode ser aberto em função de um rigoroso protocolo de procedimentos vigente no pais. Análises superficiais apontam que seu interior abriga uma múmia em excelente estado de conservação. Além disso, existe a possibilidade de conter objetos de cerâmica e inscrições hieroglíficas, que seriam indicações do status da múmia na sociedade da época. 
O achado resulta de um trabalho de escavação que começou no local há 13 anos. Desde então, diversos objetos de diferentes dinastias e períodos do Novo Império Egípcio foram recuperados no local. 
 
 
Veja também
 
Fonte: elpais.com