TRAVEL

Muito mais que ruínas e mariachis

O México é um destino rico em diversidade. A variedade das culturas pré-colombianas ainda existentes e a rica história contemporânea se encontram a cada passo.

Em todo seu território, existem ruínas de diversas culturas e comunidades que preservam as tradições herdadas de séculos anteriores. As culturas asteca e maia são as mais famosas do México, mas também é possível encontrar outras comunidades espalhadas pelo interior.

A música mexicana descreve também uma rica diversidade de ritmos e estilos. Entre eles, a música dos mariachis ganhou fama global. Originalmente de Jalisco, os conjuntos de mariachis são compostos de 7 a 12 membros que partilham a execução de guitarras, violas, violões, violinos e trompetes. Os conjuntos maiores adicionam harpas, flautas e outros instrumentos de sopro. Outros ritmos, como a cativantes rancheras, as valsas melódicas, a poesia do Jarocho, o rock e a música melódica e romântica também são destaque na cultura mexicana.

A arquitetura da Cidade do México é a sua marca distintiva e cosmopolita. Compete em história e grandiosidade com a de outras cidades como Monterrey, Mérida, Oaxaca.

Na aquisição de produtos típicos do país, há uma variedade muito grande de produtos. A prata mexicana, os tecidos multicoloridos de Chiapas, a cerâmica requintada de Puebla, os coloridos alebrijes (figuras multicoloridas de papel de parede), as cestas de cada região e os requintados objetos de ourivesaria, criado por artistas locais com metais preciosos e pedras locais.

O calendário de celebrações é rico em rituais, procissões e cerimônias religiosas. Uma das mais vistosas é o festival do Dia dos Mortos, realizada entre 1 e 2 de novembro. É o resultado do sincretismo entre as crenças antigas e o catolicismo. Em cada celebração do Dia dos Mortos, as famílias se lembram dos seus parentes e amigos falecidos. É também tempo para uma utilização colorida e inusitada de diversos elementos em forma de caveiras.