Início

Ali Dia: a maior fraude do futebol inglês

Como um trote telefônico resultou em uma história inacreditável
Autor
Thiago Gomide do Tá na História

Ali Dia: a maior fraude do futebol inglês  - 1Um mentiroso, se passando por primo de um craque de futebol, conseguiu passar um trote e jogar por um dos times mais tradicionais da Inglaterra na Premier League. Essa história é uma as mais curiosas do futebol e envolve persistência, enganação e muita sorte. 

Graeme Souness já tinha sido técnico do Liverpool e do Benfica, escocês tarimbado na Premier League, liga inglesa famosa. Ele estava dirigindo o Southampton em 1996. O time estava enfrentando uma sequência de lesões. Toda hora tinha um quebrado. Atacantes, por exemplo, estavam em falta. 

Do nada, o telefone de Souness toca. Não tinha identificador de chamada na época. Não tinha internet molezinha, que você pegava e com dois cliques sabe o passado de qualquer um. O telefone tocou e do outro lado era George Weah, um dos maiores jogadores da história, melhor do mundo em 1995, ídolo do Milan e do PSG. Weah falou que Ali Dia, primo dele, craque, atacante, 22 anos, estava deslanchando na seleção de Senegal e buscava uma chance na Inglaterra.  

Souness nem acreditou. Pediu para o rapaz se apresentar o mais rápido possível. Um contrato de um mês de testes esperaria.  

Só que não foi Weah coisa nenhuma quem ligou para Souness. Na verdade, um amigo do Ali Dia, estudante de economia, louco para ser jogador de futebol, que passou esse trote. Simples assim. O técnico caiu como um pato. 

Quer saber os detalhes dessa farsa? Ele conseguiu enganar por quanto tempo? Como descobriram? O Tá na História te conta. É só apertar o play!


THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade. 


Imagem: Reprodução