Inicio

Aos 101 anos, ex-guarda nazista é condenado à prisão na Alemanha

Joseph S. foi considerado culpado de cumplicidade na morte de milhares de prisioneiros do campo de concentração de Sachsenhausen
Por History Channel Brasil em 28 de Junho de 2022 às 12:24 HS
Aos 101 anos, ex-guarda nazista é condenado à prisão na Alemanha-0

Um ex-guarda nazista de 101 anos de idade foi condenado a cinco anos de prisão na Alemanha. Joseph S. foi considerado culpado de cumplicidade na morte de milhares de prisioneiros do campo de concentração de Sachsenhausen durante a Segunda Guerra Mundial. A defesa pediu sua absolvição e deve recorrer da sentença.

Crimes de guerra

Com o resultado do júri, Joseph se tornou o criminoso nazista mais velho a ser condenado na Alemanha. Segundo a acusação, ele teria participado do assassinato de 3.518 prisioneiros do campo de concentração, que ficava situado em Oranienburg, um subúrbio de Berlim. "Eu não sei por que estou sentado aqui no banco dos réus. Eu realmente não tive nada a ver com isso", disse ele na véspera da condenação.  

Prisioneiros no campo de concentração de Sachsenhausen
Prisioneiros no campo de concentração de Sachsenhausen

Apesar das alegações de inocência, os promotores disseram que Joseph S. participou "conscientemente e voluntariamente" das mortes. Ao final do julgamento, o tribunal concluiu que ele havia trabalhado no campo de concentração por cerca de três anos a partir de 1942. "O senhor apoiou voluntariamente esse extermínio em massa", disse o juiz Udo Lechtermann.

Cerca de 200 mil pessoas estiveram presas em Sachsenhausen entre 1936 e 1945, sendo que dezenas de milhares de prisioneiros morreram de fome, doenças, trabalho forçado e execuções. A maioria dos presos era formada por judeus, mas também havia ciganos, homossexuais e pessoas que faziam oposição ao regime nazista. Todos haviam sido encarcerados devido a sua religião, identidade étnica, orientação sexual e convicções políticas.

Fontes
BBC
Imagens
Bundesarchiv, via Wikimedia Commons