Início

Arqueólogos estão muito perto de encontrar tumbas de imperadores astecas

Por History Channel Brasil em 10 de Abril de 2019 às 14:50
Arqueólogos estão muito perto de encontrar tumbas de imperadores astecas-0

Durante décadas, os arqueólogos que trabalham no centro da capital mexicana, onde se encontra o Templo Mayor, sonharam em encontrar a tumba de algum imperador asteca. Agora, a descoberta de um tesouro de sacrifícios astecas em um dos centros cerimoniais pode ser a chave para essa conquista.

Trata-se de várias oferendas datadas de 5 séculos atrás, que incluem um menino vestido em trajes semelhantes aos do deus da guerra, além de facas e pedras preciosas, encontrados embaixo dos degraus do centro cerimonial. Segundo antigos relatos, nesse lugar estão os restos mortais de reis astecas.

Em uma tumba adjacente, foram encontrados o esqueleto de um jaguar com trajes de guerreiro, um disco de madeira e uma arma capaz de disparar lanças em alta velocidade. Seriam atributos típicos de Huitzilopochtli, deus da guerra. Também foram achados no local corais, conchas, pássaros e estrelas do mar.

Supõe-se que tanto a criança quanto o jaguar teriam sido sacrificados mediante a extração de seus corações, como uma oferenda aos deuses. Trata-se das oferendas mais espetaculares já encontradas, e tudo indica que ali esteja não uma, mas várias tumbas pertencentes a reis astecas.

Especula-se que no Templo Mayor possam ser encontrados os restos mortais de Ahuitzotl, predecessor de Montezuma, imperador durante o desembarque dos conquistadores, em 1519. Antes de ser destruído pelos europeus, o Templo Mayor teria sido uma gigantesca pirâmide de 15 andares de altura.


Fonte: BBC

Imagem: INAH/Divulgação