Inicio

A batalha pouco conhecida que mudou o rumo da Segunda Guerra Mundial

Por History Channel Brasil em 16 de Março de 2021 às 19:00 HS
A batalha pouco conhecida que mudou o rumo da Segunda Guerra Mundial-0

Em 1944 a cidade de Kohima, no noroeste da Índia foi palco de uma batalha pouco conhecida que mudou o rumo da Segunda Guerra Mundial. O conflito durou do início de abril ao fim de junho daquele ano. De um lado, estavam soldados anglo-indianos. De outro, forças japonesas dez vezes mais numerosas.

Os japoneses chegaram a Kohima por meio do atual território de Mianmar, com o objetivo de invadir a Índia. Eles já haviam derrotado os britânicos, mas ninguém esperava que o avanço continuasse de modo avassalador. Quando o fizeram, as tropas anglo-indianas que defendiam os territórios anexos se viram rodeadas por mais de 15 mil soldados japoneses. 

A batalha pouco conhecida que mudou o rumo da Segunda Guerra Mundial - 1

O brutal combate ficou confinado em Garrison Hill, em uma luta que acabou sendo um combate corpo a corpo de uma distância peculiar: uma quadra de tênis separava os batalhões. O exército anglo-indiano batalhou durante semanas e conseguiu evitar que os japoneses avançassem e capturassem a cidade de Dimapur.

A batalha pouco conhecida que mudou o rumo da Segunda Guerra Mundial - 2

Com a retirada da divisão japonesa, em junho de 1944, as forças anglo-indianas tiveram receberam ordens para perseguir os japoneses. Alguns dos soldados orientais morreram de cólera, febre tifoide e malária. No entanto, a maior parte morreu de fome, por falta de mantimentos.

O historiador militar Robert Lyman explica que este combate mudou o rumo da Segunda Guerra Mundial na Ásia e se transformou na “primeira grande derrota no Extremo Oriente”. No entanto, a batalha no noroeste da Índia nunca é lembrada como outros conflitos armados importantes. Alguns especialistas inclusive a chamam de “a batalha esquecida”.

A batalha pouco conhecida que mudou o rumo da Segunda Guerra Mundial - 3


Fonte: BBC

Imagens: Domínio Público, via Wikimedia Commons