Início

Câmara secreta de neandertais é encontrada em caverna em Gibraltar

"É quase como descobrir a tumba de Tutancâmon", afirmou um dos pesquisadores
Por History Channel Brasil em 01 de Outubro de 2021 às 17:08
Câmara secreta de neandertais é encontrada em caverna em Gibraltar-0

Pesquisadores encontraram uma "câmara secreta" fechada há 40 mil anos em uma caverna em Gibraltar, território ultramarino britânico situado na Península Ibérica. Os especialistas acreditam que o local servia de abrigo para os neandertais que viviam na região naquele período. A descoberta pode trazer novas informações a respeito desses primos extintos dos humanos modernos.

Último refúgio dos neandertais

“É uma câmara e tanto”, disse Clive Finlayson, diretor do Museu Nacional de Gibraltar em entrevista ao jornal The Guardian. “De certa forma, é quase como descobrir a tumba de Tutancâmon, você está entrando em um espaço onde ninguém esteve por 40 mil anos", afirmou. O pesquisador acredita que as escavações no local irão ajudar descobrir quem foram os neandertais, revelando como eles viveram e morreram.

Vista do Complexo de Cavernas de Gorham
Vista do Complexo de Cavernas de Gorham

Anteriormente, os pesquisadores já haviam descoberto evidências da presença dos Homo neanderthalensis no mesmo local, conhecido como Complexo de Cavernas de Gorham. Acredita-se que a área serviu como um dos últimos refúgios da espécie antes de sua extinção. Na câmara encontrada agora, havia restos de linces, hienas e abutres-grifo, além de um grande búzio, um tipo de caracol marinho que provavelmente foi levado até lá por um neandertal.

Os pesquisadores acreditam que as novas escavações podem revelar ossadas de neandertais no local. "Encontramos o dente de leite de um neandertal de 4 anos perto da câmara há quatro anos", disse Clive Finlayson, diretor do Museu Nacional de Gibraltar em entrevista ao site Live Science. A hipótese é que o corpo da criança pode ter sido arrastado até lá por uma hiena.

Fontes
Live Science e The Guardian
Imagens
Museu Nacional de Gibraltar e Gibmetal77, via Wikimedia Commons