Inicio

Cientistas descobrem continente perdido que existiu entre Europa e Ásia

Descoberta da "Balcanatólia" pode ajudar a desvendar mistério por trás de uma extinção em massa há 34 milhões de anos
Por History Channel Brasil em 08 de Março de 2022 às 19:52 HS
Cientistas descobrem continente perdido que existiu entre Europa e Ásia-0

Uma equipe internacional de paleontólogos e geólogos descobriu a existência de um continente esquecido entre a Europa e a Ásia. Segundo os pesquisadores, essa porção de terra ficava situada onde hoje estão as regiões dos Balcãs (península no sudoeste europeu) e da Anatólia (na atual Turquia). O local foi batizado pelos cientistas de "Balcanatólia". 

Balcanatólia: corredor entre Ásia e Europa

De acordo com um estudo publicado no periódico Earth-Science Reviews, a Balcanatólia era uma espécie de corredor entre a Ásia e a Europa. O continente teria sido formado quando o nível do mar baixou e uma ponte de terra se formou, há cerca de 34 milhões de anos. A descoberta pode ajudar a desvendar o mistério por trás de uma extinção em massa que aconteceu naquela época, conhecida como "Grande Coupure".

“As pessoas basicamente sabem há décadas que os mamíferos asiáticos invadiram a Europa de alguma forma. O que não se sabia era: como eles fizeram isso? Que rota eles tomaram?", disse o paleontólogo Christopher Beard, da Universidade do Kansas, em entrevista ao jornal The Independent. A descoberta do continente revelou possíveis razões pelas quais esses animais viajaram da Ásia para o sul da Europa, dizimando a fauna que havia antes no local.

Mapa da Balcanatólia

Fósseis desses antigos mamíferos foram localizados na península balcânica e na Turquia, o que levou os pesquisadores a rastrear as rotas de migração dos animais. Segundo Beard, na época do Eoceno (entre 55 e 34 milhões de anos atrás) havia muitos animais que viviam na Europa há milhões de anos. No entanto, eles foram subitamente extintos, sendo substituídos por mamíferos que não tinham ancestrais na Europa. 

Essa fauna exótica incluía, por exemplo, marsupiais de afinidade sul-americana e Embrithopoda (grandes mamíferos herbívoros semelhantes a hipopótamos) anteriormente encontrados na África. O novo estudo sugere que a Balcanatólia serviu como um corredor para esses animais se moverem da Ásia para a Europa Ocidental, coincidindo com mudanças paleogeográficas dramáticas. "Parece provável que uma grande glaciação há 34 milhões de anos, levando à formação do manto de gelo da Antártida e baixando o nível do mar, tenha ligado a Balcanatólia à Europa Ocidental, dando origem ao Grande Coupure", disseram os pesquisadores.

Fontes
CNRS, Science Alert e UniLad
Imagens
Alexis Licht & Grégoire Métais/CNRS/Divulgação