Início

Conheça a obra ancestral chinesa por trás do Dragon Ball

A saga mundialmente famosa e criada por Akira Toriyama, o gênio do Mangá, é hoje um clássico que influenciou gerações e deixou sua marca na cultura popular.

O que nem todos sabem é que essa história e seu personagem principal foram criados com inspiração em outros clássicos, muito mais antigos. O mais importante deles é uma obra chinesa chamada “Jornada ao Oeste”, conto que narra a trajetória do Rei Macaco.

[O Homem de Ferro de carne e osso dos nossos tempos] 

O Rei Macaco, Sun Wukung, é encontrado pelo monge budista Xuanzang (ou Huan-Tsang) em sua jornada ao oeste, aonde vai em busca de textos secretos. O Rei Macaco, antecessor de Goku, também tem uma varinha mágica, pode viajar pelos céus montado em uma nuvem mágica e tem características simiescas, como o rabo de macaco – a mesma de Goku, apesar de seu aspecto humano.

Assim como Goku no princípio da saga, Sun Wukung tem o poder de mudar sua aparência, domina com maestria as artes marciais e é considerado um Grande Sábio por conhecer os segredos da imortalidade.

Por ter se atrevido a desafiar os deuses do céu, o Rei Macaco foi condenado a 500 anos de prisão embaixo de uma montanha. Esse confinamento acontece ao mesmo tempo em que Goku fica sob a tutela de seu avô, Son Gohan, que seria, de acordo com algumas interpretações, uma representação de Buda. Depois, o Rei Macaco é liberado do cárcere na montanha por Xuanzang da mesma forma que Goku é resgatado por Bulma.

FAÇA O TESTE E DESCUBRA QUE SAYAJIN É VOCÊ

Conheça a obra ancestral chinesa por trás do Dragon Ball - 1


Na história clássica, aparece ainda outro personagem, retomado pela criação de Toriyama no personagem Oolong: o Homem-Porco, Zhu Bajie, que foi expulso do mundo celestial por tentar molestar a deusa lunar Chang’e. Em Dragon Ball, Oolong vive dominado por seus instintos sexuais, que o distraem de seus objetivos.

Essas semelhanças revelam a origem clássica de Dragon Ball, história que dialoga com narrativas ancestrais, tomando algumas de suas características e as recriando.


Fontes: Historias de China e Marvinrax

Imagem: Pabkov/Shutterstock.com