Início

Dia do Nordestino celebra importância dos migrantes da região para São Paulo

Por History Channel Brasil em 08 de Outubro de 2019
Dia do Nordestino celebra importância dos migrantes da região para São Paulo-0

São Paulo é o principal destino dos migrantes originários do Nordeste do Brasil. Segundo dados do IBGE, em 2015 havia no Estado 5,6 milhões de pessoas vindas daquela região (o que equivale a 12,66%  da população). Como forma de reconhecimento, desde 2009, no dia 8 de outubro é celebrado o Dia do Nordestino, criado para homenagear as raízes e as tradições culturais desse povo. A data foi escolhida por marcar o nascimento do poeta popular, cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré. 

Os nordestinos que deixaram seus estados de origem atrás de melhores oportunidades e condições de vida mudaram para sempre a cara do Brasil. Além de sua imensa contribuição no mercado de trabalho, os migrantes trouxeram com eles sua cultura. O legado do Nordeste em áreas como a música, literatura, dança e culinária é incalculável. 

Para lembrar o Dia do Nordestino, o Museu da Imigração, em São Paulo, recebe no dia 13 de outubro o espetáculo "Ô Saudade…". Idealizado e apresentado pela Rumos Cia. Experimental de Dança, o balé aborda a migração nordestina para as grandes cidades e as suas consequências emocionais. Além de celebrar a cultura nordestina, o espetáculo reflete sobre as dificuldades que os migrantes têm ao deixar sua terra.

13/10, às 15h | Vagas limitadas e gratuitas: mirella.rafael@museudaimigracao.org.br

 


O MUSEU DA IMIGRAÇÃO

Sediado no edifício da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás - patrimônio público e importante ícone da história do estado e da cidade de São Paulo - o Museu da Imigração tem o objetivo de compreender e refletir o processo migratório a partir da história das 2,5 milhões de pessoas, de mais de 70 nacionalidades, que passaram pelo prédio entre os anos de 1887 e 1978. A localização da instituição - entre a Mooca e o Brás - privilegia o debate que envolve questões relativas à memória da cidade. No entorno, a herança da grande imigração - que ocorreu no fim do século 19 e início do 20 - convive com os fluxos contemporâneos e com os traços de outras regiões do País.

http://museudaimigracao.org.br
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - São Paulo-SP 
(11) 2692-1866 - museudaimigracao@museudaimigracao.org.br
-
Terça a sábado | das 9h às 17h
Domingo | das 10h às 17h


Imagem: Rumos Cia. Experimental de Dança/Divulgação