Início

Egito promove espetacular desfile de múmias de faraós: veja imagens

Cada sarcófago foi carregado em veículos especiais, semelhantes a carruagens modernas
Por History Channel Brasil em 05 de Abril de 2021
Egito promove espetacular desfile de múmias de faraós: veja imagens-0

O governo do Egito promoveu um espetacular desfile de múmias pelas ruas do Cairo no último fim de semana. Ao todo, os restos mortais de 18 faraós e quatro rainhas foram expostos no evento. Cada sarcófago foi carregado em veículos especiais, semelhantes a carruagens modernas.

Egito promove espetacular desfile de múmias de faraós: veja imagens - 1

Múmias de faraós foram transferidas

O evento marcou a transferência das múmias do antigo museu onde ficaram abrigadas por décadas para o novo Museu da Civilização Egípcia, a 5km de distância. No desfile, os faraós e rainhas foram apresentados em ordem cronológica: de Seqenenre Taa II, governante da 17ª dinastia, até Ramsés IX, que reinou no século 12 a.C.

Uma das principais atrações foi a múmia de Ramsés II (1279–1213 a.C.), o mais famoso faraó do Império Novo, que governou por 67 anos. Outra múmia importante apresentada foi a da Rainha Hatshepsut (1479–1458 a.C.). Ela se tornou governante do Egito durante um período no qual não era comum que as mulheres se tornassem faraós.

Egito promove espetacular desfile de múmias de faraós: veja imagens - 2

As múmias foram descobertas em 1881 e 1898 nas ruínas de Tebas, a antiga capital do Egito. Elas foram transportadas em caixas especiais contendo nitrogênio, para evitar qualquer dano causado pela exposição ao ambiente externo. Uma multidão acompanhou o desfile (as autoridades egípcias suspenderam restrições a eventos externos após uma queda nos números de infecções e mortes causadas pela COVID-19).

VER MAIS:


Fonte: BBC

Imagens: Ministério das Antiguidades do Egito/Divulgação