Início

Empresa cria lista dos 5 mangás e animes mais famosos da história. Confira!

A empresa japonesa Oricon, especializada na produção de rankings e estatísticas de vendas nas áreas de arte e entretenimento, tanto no Japão como no resto do mundo, decidiu elaborar uma lista que promete acirrar o debate entre os fãs de desenhos japoneses: afinal, quais são os mangás e animes mais famosos do mundo? Depois de produzir inúmeras listas semanais e mensais dos quadrinhos mais vendidos nos últimos tempos, a empresa anunciou o seu ranking histórico com o objetivo de acabar de vez com esta longa discussão. Veja abaixo quais são os mangás e animes mais importantes de todos os tempos, de acordo com a Oricon:  
 

1 - Dragon Ball

Mangá publicado pela tradicional revista Shonen Jump, entre 1984 e 1995, foi escrito e ilustrado por Akira Toriyama, que se inspirou na obra Viagem ao Oeste, clássico da literatura chinesa, de autor anônimo, publicado pela primeira vez em 1590. Dragon Ball conta a história de Son Gokü, que é praticamente de artes marciais desde criança e está em busca das sete legendárias "esferas do dragão".
 

2 - One Piece

Segundo a pesquisa feita pela Oricon, este mangá reúne de forma perfeita os principais fundamentos da revista Shonen Jump, pioneira na difusão do gênero: o esforço e a amizade em busca da vitória. O mangá, criado por Eiichiro Oda, começou a ser publicado em 1997 e chegou a ser um dos mais vendidos da história da Shonen Jump: mais de 300 milhões de leitores passaram a acompanhar a trama que envolve o Capitão Monkey D. Luffy que, depois de ser abandonado por seu pai, conquista poderes mágicos ao comer a “fruta do diabo”.
 

3 - Doraemon

Sucesso mundial, este anime tem origem no mangá Doraemon, criado por Fujiko Fukio. Em países como Espanha e República Dominicana, ele é transmitido ininterruptamente desde sua primeira exibição. As aventuras de Doraemon, o gato cósmico robótico, e de seu parceiro Nobita, começaram a ser publicadas em mangás do começo da década de 70. Antes dos anos 80, a história passou para a telinha, em uma série animada, da Asahi.
 

4 - Naruto

Conta a história de Naruto Uzukami, um adolescente muito especial que tenta obter o grau máximo ninja. Ele é uma criação do escritor e ilustrador Masashi Kishimoto, que provocou uma pequena revolução no universo dos mangás, com sua aparição na revista Akamaru Jump, em 1997. Com o sucesso desta publicação, Naruto virou um anime, transmitido em 2002.
 

5- Pokémon

Com origem nos games, com o passar do tempo, Pokémon (ou "monstros de bolso") tornou-se uma franquia multimilionária, que compreende séries de TV, brinquedos, jogos de cartas, roupas e outros produtos. As características principais dos jogos de Pokémon são a necessidade de colecionar diferentes monstros e escolher quais farão parte do grupo do jogador e como serão treinados. Pokémon é criação do programador japonês Satoshi Tajiri e do desenhista e designer Ken Sugimori. 
 
A lista dos mangás e animes mais famosos do mundo inclui ainda Neon Genesis Evangelion, Captan Tsubasa, Mobile Suit Gundam, Akira, Astroboy e Slam Dunk. 
 
Veja também
 
 
 
 
Imagem: By Toei Animation (Own work) [CC BY 3.0 or Public domain], via Wikimedia Commons