Início

Encontrada pedra com símbolos misteriosos de povo que resistiu aos romanos na Escócia

Artefato de 1500 anos foi produzido pelos pictos, que adotaram um modo de vida guerreiro
Por History Channel Brasil em 23 de Março de 2022 às 22:11 HS
Encontrada pedra com símbolos misteriosos de povo que resistiu aos romanos na Escócia-0

Arqueólogos encontraram na Escócia uma pedra com misteriosos símbolos feitos pelos pictos. Esse povo foi inimigo dos romanos e dominou o norte e o leste das terras escocesas entre o fim da Idade do Ferro britânica e início da Idade Média. Os pesquisadores acreditam que o artefato tenha cerca de 1500 anos. 

Resistência ao Império Romano

A pedra foi descoberta na região de Aberlemno, onde outros monumentos dos pictos já haviam sido encontrados. Medindo 1,7m de comprimento, ela apresenta várias figuras geométricas abstratas e outras figurativas, como um pente e um espelho. Alguns dos símbolos estão sobrepostos, sugerindo que foram esculpidos em diferentes períodos de tempo, segundo os pesquisadores.

Monumento feito pelos pictos

Descobertas assim são consideradas muito raras. “Existem apenas cerca de 200 desses monumentos", disse o professor Gordon Noble, da Universidade de Aberdeen. “Encontrar algo assim (...) é absolutamente notável e nenhum de nós podia acreditar em nossa sorte", completou. O pesquisador espera que a descoberta possa contribuir significativamente para entender o significado de Aberlemno para os pictos.

Os pictos adotaram inicialmente um modo de vida guerreiro como forma de resistência contra o Império Romano, que ocupou parte da Grã-Bretanha entre 43 d.C. e 410 d.C. Eles foram uma das razões pelas quais os romanos nunca conseguiram invadir a Escócia. Essa característica bélica acabou se tornando parte essencial de sua cultura.

Fontes
Live Science e Universidade de Aberdeen
Imagens
Universidade de Aberdeen/Divulgação