Início

Encontrado avião militar dos EUA que caiu no RN durante a II Guerra, diz pesquisador

Destroços foram identificados como sendo de uma aeronave da Marinha dos Estados Unidos que se acidentou no Nordeste brasileiro há 80 anos
Por History Channel Brasil em 13 de Junho de 2022 às 20:30 HS
Encontrado avião militar dos EUA que caiu no RN durante a II Guerra, diz pesquisador-0

Destroços de um avião militar dos Estados Unidos que caiu durante a Segunda Guerra Mundial podem ter sido encontrados no Rio Grande do Norte. A aeronave se acidentou no litoral potiguar há 80 anos. Seus restos foram localizados no fundo do mar, na Praia de Maracajaú, segundo um pesquisador.

Hidroavião bimotor Catalina

As informações sobre a descoberta foram fornecidas por Fred Nicolau, curador do Centro Cultural Trampolim da Vitória, memorial que reúne fatos históricos sobre a presença dos EUA no Rio Grande do Norte durante a Segunda Guerra. Segundo ele, os destroços foram avistados por um mergulhador profissional que estava dando um curso na região.

Avião Catalina

Ao ver as imagens dos destroços, Nicolau identificou a aeronave como sendo um hidroavião bimotor Catalina, do Esquadrão 83 da Marinha dos EUA. O avião caiu no mar em 13 de junho de 1942 após sair de Belém em direção a uma base dos EUA instalada em Parnamirim, na Grande Natal. Segundo um relatório, o acidente aconteceu no início da noite em um dia de chuva. Dez marinheiros estavam a bordo da aeronave, sete morreram e três sobreviveram.

Segundo Nicolau, os destroços do avião vão ser deixados no fundo do mar. As coordenadas do ponto onde o avião caiu foram informadas à Marinha do Brasil e às autoridades dos EUA. Ainda não há uma confirmação oficial sobre a descoberta.

Fontes
G1 e Tribuna do Norte
Imagens
Domínio Público, via Wikimedia Commons