Início

Enfermeira encontra rara miniatura de Bíblia feita de ouro na Idade Média

Peça do século XV pode ter pertencido a alguém próximo ao rei Ricardo III
Por History Channel Brasil em 25 de Novembro de 2021 às 16:04
Enfermeira encontra rara miniatura de Bíblia feita de ouro na Idade Média-0

Uma enfermeira encontrou um raro artefato medieval em uma fazenda na região de York, na Inglaterra. Ao usar um detector de metais na propriedade, Buffy Bailey localizou uma Bíblia de ouro de aproximadamente 600 anos. Estima-se que a peça possa valer mais de £ 100 mil (cerca de R$ 740 mil).

Bíblia de ouro

A Bíblia de ouro estava enterrada a pouco mais de 10 cm de profundidade. Foi só quando Buffy limpou a peça que se deu conta que era algo especial. "É tão pesada e brilhante - absolutamente linda", afirmou. Pesquisadores acreditam que o objeto remonta ao século XV. 

O objeto é feito de ouro 22 ou 24 quilates e pesa aproximadamente 5g. A Bíblia apresenta gravuras intrincadas de um homem e uma mulher que possivelmente representam São Leonardo e Santa Margarida, considerados santos padroeiros do parto. No topo da peça há um pequeno orifício, indicando que poderia ter sido usada como um pingente ou conta de colar.

 

 

Apenas nobres eram autorizados a andar com ouro durante o século XV, portanto, acredita-se que o proprietário da Bíblia era alguém próximo do rei Ricardo III, pois foi encontrado perto de terras que ele possuía entre 1483 e 1485. Especula-se que a peça poderia ter pertencido à esposa dele, Anne Neville.

O Museu de Yorkshire está avaliando o objeto, que pode ser adquirido para seu acervo. Especialistas acreditam que a Bíblia de ouro pode ter sido feita pelo mesmo artesão de outra peça encontrada anteriormente nas proximidades, conhecida como a Joia de Middleham.

Fontes
Atlas Obscura, Artnet e BBC
Imagens
Buffy Bailey/Acervo Pessoal/Reprodução