Inicio

Espanha devolve valiosos artefatos arqueológicos para o Egito

Entre as peças está uma escultura que representa a deusa guerreira Sekhmet
Por History Channel Brasil em 22 de Dezembro de 2021 às 16:50 HS
Espanha devolve valiosos artefatos arqueológicos para o Egito-0

O governo da Espanha devolveu 36 artefatos arqueológicos para o Egito. Entre as peças, estão estatuetas de deuses e deusas, além de jarros antigos destinados a guardar restos humanos. As antiguidades foram levadas ilegalmente para o país europeu por contrabandistas em 2014 e apreendidas pela polícia espanhola.

 Deusa Sekhmet

De acordo com as autoridades, os artefatos estão avaliados em mais de € 150 mil (cerca de R$ 963 mil). Representantes da polícia espanhola disseram que as peças foram provavelmente saqueadas dos sítios arqueológicos de Saqqara e Mit Rahina. Uma das antiguidades que mais chamaram a atenção é a escultura em granito da cabeça de um leão, que representa a deusa guerreira Sekhmet.

Artefatos egípcios apreendidos na Espanha

As investigações apontaram que os contrabandistas forjaram documentos para levar as antiguidades à Espanha. As peças embarcaram em Alexandria e foram apreendidas no porto de Valencia. “Esta devolução foi fruto de uma cooperação judicial eficaz e dos esforços coordenados entre o Ministério Público, o Ministério das Relações Exteriores do Egito e a Embaixada do Egito na Espanha com as autoridades locais a fim de preservar o patrimônio histórico egípcio e combater este tipo de crime”, disseram em nota representantes do Ministério Público egípcio.

As autoridades concluíram que seis réus (um dos quais é dono de um escritório de importação e exportação em Alexandria) se uniram para contrabandear os itens para a Espanha. De acordo com o Ministério Público do Egito, eles foram julgados e condenados à prisão.

Fontes
Egypt Independent e Ministério Público do Egito
Imagens
Ministério Público do Egito/Divulgação