Início

Espetacular mosaico do Império Romano é encontrado em Londres

Segundo os arqueólogos trata-se da maior descoberta do tipo nos últimos cinquenta anos na capital da Inglaterra
Por History Channel Brasil em 23 de Fevereiro de 2022 às 18:09 HS
Espetacular mosaico do Império Romano é encontrado em Londres-0

Pesquisadores encontraram um espetacular mosaico da época do Império Romano em Londres. Segundo os arqueólogos trata-se da maior descoberta do tipo nos últimos cinquenta anos na capital da Inglaterra. Estima-se que ele tenha sido feito entre o fim do século II e início do século III. 

Mosaico romano sofisticado

O mosaico foi descoberto durante obras em uma construção perto da Ponte de Londres. Medindo oito metros de comprimento, o piso será retirado do local ainda este ano para trabalhos de preservação e conservação. O objetivo é que ele seja exibido ao público no futuro. 

Os pesquisadores acreditam que o mosaico decorava um triclinium (local onde funcionários de alto escalão relaxavam enquanto desfrutavam de comidas e bebidas). Os padrões geométricos do piso deixaram os pesquisadores entusiasmados. Seu painel principal apresenta flores grandes e coloridas cercadas por faixas que incorporam um design de corda trançada.

Antonietta Lerz, do Museu de Arqueologia de Londres (Mola) classificou a descoberta de "emocionante" e "única". O Império Romano ocupou uma parte da Grã-Bretanha entre 43 d.C. e 410 d.C. Recentemente, outras descobertas que remontam a esse período foram feitas na Inglaterra, como um mosaico decorado com cenas da Ilíada, ruínas de uma cidade e um raro anfiteatro.

Fontes
The Guardian
Imagens
MOLA/Andy Chopping/Divulgação