Início

Estudante do RS é denunciada por comemorar aniversário com bolo de Hitler

Universidade Federal de Pelotas encaminhou para a polícia o caso envolvendo aluna do curso de História
Por History Channel Brasil em 18 de Outubro de 2021 às 14:35
Estudante do RS é denunciada por comemorar aniversário com bolo de Hitler-0

Uma aluna do curso de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, comemorou seu aniversário de 24 anos com um bolo decorado com a foto de Adolf Hitler. A própria estudante compartilhou as imagens nas redes sociais. O caso foi denunciado à polícia pela reitoria da instituição a qual ela frequenta.

Apologia ao nazismo

A UFPel divulgou uma nota sobre o caso. "Uma universidade precisa ser um espaço de apoio a todas as pessoas, garantindo direitos, valorizando a vida. A UFPel é contra qualquer forma de enaltecimento ao nazismo, ao fascismo e a autores de crimes contra a Humanidade. Em dias tão tristes como os que estamos vivendo, de pandemia, de afastamento e de crise de valores, precisamos cuidar de nós, cuidar das pessoas à nossa volta, assim como daqueles e daquelas que necessitam do nosso apoio", diz o texto. 

Os representantes da universidade afirmaram ainda que a instituição está acompanhando e averiguando os fatos com a "cautela necessária, também para que não aconteçam atos injustos, devido a análises intempestivas". Outros casos recentes envolvendo apologia ao nazismo chamaram a atenção. Em Santa Catarina, alunos foram suspensos após fazerem uma saudação nazista em sala de aula. No mesmo Estado, uma fábrica de artefatos nazistas foi fechada pela polícia.

Pela lei brasileira, apologia ao nazismo é crime. Nem é necessário haver atos de violência ou incitação direta à violência para que o delito ocorra. O código penal prevê pena de reclusão de dois a cinco anos para quem "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo".

Fontes
O Globo e O Povo
Imagens
Redes Sociais/Reprodução