Início

A extraordinária descoberta da estátua egípcia de madeira com olhos de cristal

Com 4500 anos de idade, a escultura do sacerdote Ka’aper é a única do seu gênero

Em 1860, uma equipe liderada pelo arqueólogo francês Auguste Mariette fez uma descoberta impressionante no Egito. Os pesquisadores encontraram uma obra realista de 4500 anos de idade, esculpida com madeira egípcia e olhos de cristal de rocha, em ótimas condições. Segundo os especialistas, trata-se da imagem de Ka’aper, também conhecido como Kaaper ou Sheikh el-Balad, escriba, sacerdote e leitor egípcio.

Estátua feita de madeira sagrada

A escultura, encontrada em uma tumba localizada na necrópole de Saqqara, teria sido confeccionada durante a quinta dinastia do Reino Antigo, aproximadamente no ano 2500 a.C. Atualmente, a figura de Ka’aper está junto a outras milhares de peças no Museu Egípcio do Cairo.

A extraordinária descoberta da estátua egípcia de madeira com olhos de cristal - 1

A estátua de 112 cm de altura é esculpida em madeira de sicômoro. Para os egípcios, essa árvore era considerada sagrada, sendo protegida pela deusa Hathor. Uma das características que mais chamam a atenção na escultura ​​são os olhos do sacerdote, feitos de cristal de rocha com borda de cobre que contrastam com a madeira.

A extraordinária descoberta da estátua egípcia de madeira com olhos de cristal - 2

Na obra, pode-se ver Ka’aper de pé, segurando um bastão, confeccionado com o mesmo material utilizado para a estátua. Seu rosto redondo e grande barriga são símbolos de prosperidade. Os historiadores acreditam que, mesmo possuindo um papel oficial, ele não tinha um alto cargo dentro da comunidade da época.

A extraordinária descoberta da estátua egípcia de madeira com olhos de cristal - 3

VER MAIS


Fontes: La Nación e The Irish Egyptology Society

Imagens: Wikimedia Commons e MInistério do Turismo e das Antiguidades do Egito