Início

Fóssil de dinossauro gigante é encontrado no Maranhão

Pelo tamanho dos ossos, pesquisadores acreditam que pode se tratar de um titanossauro

Durante obras de construção de uma ferrovia em Davinópolis, no Maranhão, foram encontrados fósseis de um dinossauro gigante. Os pesquisadores estimam que o réptil tenha vivido entre 145 e 65 milhões de anos atrás, durante o período cretáceo. Foi a primeira vez que uma descoberta do tipo foi feita na região.

Dinossauros pescoçudos

Entre os fósseis encontrados estão um fêmur de mais de 1,5 metro de comprimento, uma possível tíbia, patas dianteiras e traseiras, além de diversas costelas e vértebras. A espécie a qual o animal pertence ainda não foi identificada. Pelo tamanho dos ossos, os pesquisadores acreditam que pode se tratar de um titanossauro (grupo de dinossauros pescoçudos que surgiu no final do Jurássico).

Pesquisador analisa fóssil de dinossauro

Os ossos foram coletados e estão sendo analisados por pesquisadores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). "Nesse momento, estamos na etapa de preparação no laboratório, fazendo a limpeza, separando o que é rocha e o que é osso. Depois vamos remontar os pedacinhos. Vai levar um bom tempo. Esse achado é muito importante para a formação de material humano e novos pesquisadores, e vamos trabalhar para fazer a divulgação científica", disse o professor e paleontólogo Elver Luiz Mayer em entrevista ao G1.

Recentemente, outros fósseis de dinossauro foram encontrados por acaso no Brasil. Um dos casos aconteceu no interior de São Paulo, onde foram encontrados restos mortais de um possível titanossauro. Já em Minas Gerais, foram localizados fósseis que podem pertencer a um dinossauro carnívoro de grande da família dos Abelissauros. 

Fontes
G1 e Folha de S.Paulo
Imagens
Brado/Reprodução