Início

Fóssil de dinossauro que morreu chocando ovos é encontrado pela primeira vez

Pelo menos sete embriões de oviraptorídeos estão preservados
Por History Channel Brasil em 31 de Março de 2021
Fóssil de dinossauro que morreu chocando ovos é encontrado pela primeira vez-0

Paleontólogos fizeram uma descoberta inédita na China. Pela primeira vez, pesquisadores encontraram os fósseis de um dinossauro chocando ovos. Estima-se que o animal tenha vivido há cerca de 70 milhões de anos.

A descoberta foi feita na cidade de Ganzhou, na província de Jiangxi. Segundo os pesquisadores, trata-se de um dinossauro da ordem oviraptorosauria. Os restos mortais do animal e dos seus ovos (contendo embriões fossilizados) estavam preservados em rochas do período cretáceo.  

Embriões de dinossauros preservados 

O fóssil consiste em um esqueleto incompleto de um grande oviraptorídeo agachado sobre uma ninhada de 24 ovos. Pelo menos sete desses ovos preservam ossos ou esqueletos parciais de embriões oviraptorídeos não eclodidos em seu interior. "Esta é a primeira vez que um dinossauro não aviário foi encontrado sentado em um ninho de ovos com embriões", disse o Dr. Shundong Bi, da Universidade de Pensilvânia nos Estados Unidos. 

Segundo os pesquisadores, o estágio tardio de desenvolvimento dos embriões e a proximidade do adulto com os ovos sugere que o dinossauro morreu no ato de chocá-los. "No novo espécime, os filhotes estavam quase prontos para eclodir, o que nos diz, sem sombra de dúvida, que esse oviraptorídeo cuidava de seu ninho por muito tempo. Este dinossauro no final das contas deu sua vida enquanto cuidava de seus filhotes", disse Matthew Lamanna, do Museu Carnegie de História Natural, em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

VER MAIS:


Fontes: EurekAlert e New York Post

Imagens: Shundong Bi e Zhao Chuang, via EurekAlert