Início

Grupo independente diz que desvendou identidade do Assassino do Zodíaco

Serial killer que mandava mensagens enigmáticas foi responsável pela morte de ao menos cinco pessoas

O mistério da identidade de um dos mais notórios serial killers dos Estados Unidos pode ter chegado ao fim após mais de 50 anos. Um grupo independente de investigadores chamado "The Case Breakers" afirma que descobriu quem era o Assassino do Zodíaco, responsável pela morte de ao menos cinco pessoas na Califórnia. Para desvendar o enigma, eles dizem que usaram novas evidências físicas e forenses, além de informações de testemunhas oculares.

Identidade do Assassino do Zodíaco

O Assassino do Zodíaco ficou famoso ao mandar cartas aos jornais e à polícia gabando-se de ter matado 37 pessoas. Seus escritos continham mensagens em código que até hoje intrigam investigadores. Acredita-se que os símbolos manuscritos por ele revelariam pistas sobre seus crimes brutais.

Os Case Breakers ("Solucionadores de Casos", em tradução livre) se apresentam como um grupo composto por 40 investigadores independentes, incluindo ex-agentes do FBI, decifradores de código da Agência de Segurança Nacional, entre outros especialistas em crimes. Eles dizem que encontraram diversas pistas que conectam um homem chamado Gary Francis Poste aos crimes cometidos pelo Assassino do Zodíaco. O suspeito morreu em 2018. 

Segundo o grupo, entre as novas evidências estão as coincidências entre a fisionomia de Poste e um retrato falado do Zodíaco feito 1969, especialmente a semelhança "irrefutável" de cicatrizes em suas testas. Além disso, os Case Breakers afirmam que as mensagens em código nas cartas do criminoso contêm anagramas do nome de Poste. Os investigadores independentes dizem ainda que ele é "forte suspeito" de outro assassinato que nunca foi relacionado aos crimes do serial killer.

Apesar disso, autoridades dos Estados Unidos refutam as alegações de que os Case Breakers tenham revelado a identidade do criminoso e dizem que Poste não é considerado suspeito dos crimes. Investigadores federais e policiais encarregados de resolver o mistério dizem que as novas evidências são circunstanciais e não se sustentam. "O caso do Assassino do Zodíaco permanece aberto. Não temos nenhuma informação nova para compartilhar no momento", disse o escritório do FBI em São Francisco em um comunicado. 

Fontes
BBC e Estadão
Imagens
Wikimedia Commons