Inicio

Local onde morreu Augusto, primeiro imperador romano, pode ter sido encontrado

Arqueólogos identificaram perto do Monte Vesúvio as ruínas de uma vila que possivelmente pertenceu ao governante
Por History Channel Brasil em 26 de Abril de 2024 às 16:02 HS
Local onde morreu Augusto, primeiro imperador romano, pode ter sido encontrado-0

Arqueólogos afirmam que encontraram na Itália evidências de uma vila que pertenceu a Augusto, primeiro imperador de Roma. Acredita-se que o governante morreu naquele local no ano 14 d.C. A descoberta foi feita na cidade de Somma Vesuviana, no sopé do Monte Vesúvio, nas proximidades de Nápoles.

Novas análises

Durante o período do Império Romano, a área onde foi feita a descoberta era uma espécie de resort para os ricos, onde a elite construía grandes complexos de vilas. Escavações na região na década de 1930 revelaram ruínas de uma residência que, a princípio, acreditava-se ter pertencido a Augusto. Mas estudos feitos em 2002 apontaram que a construção datava do século II, ou seja, era muito posterior à época em que o imperador viveu.

Mas, novas escavações conduzidas em 2023 por pesquisadores japoneses revelaram evidências de um edifício de um período anterior, abaixo da estrutura do século II. É essa estrutura mais antiga que os arqueólogos da Universidade de Tóquio acreditam ter sido o local que pertenceu a Augusto. Segundo relatos dos historiadores Tácito e Suetônio, o imperador morreu em uma vila localizada no lado norte do Monte Vesúvio, que mais tarde foi consagrada como templo onde ele foi cultuado como uma divindade.

Datação por radiocarbono e a análise da pedra-pomes vulcânica que cobre o edifício anterior demonstraram que ele funcionava na primeira metade do século I d.C., quando o imperador viveu. Evidências indicam que a construção foi soterrada por material vulcânico da erupção do Vesúvio em 79 d.C., que destruiu Pompeia e Herculano (situadas no lado sul do vulcão). Novas pesquisas serão necessárias para comprovar que a vila pertenceu realmente a Augusto.

Fontes
Newsweek e Heritage Daily
Imagens
istock