Início

Machu Picchu: arqueólogos encontram estruturas escondidas usadas em rituais dos incas

Foram descobertos um altar de pedra, casas de banho e um complexo sistema de abastecimento de água
Por History Channel Brasil em 26 de Janeiro de 2022 às 15:18
Machu Picchu: arqueólogos encontram estruturas escondidas usadas em rituais dos incas-0

As ruínas de Machu Picchu, no Peru, continuam a surpreender os pesquisadores. Agora, foram encontradas estruturas escondidas em Chachabamba, um centro cerimonial situado nos limites da cidade, que era usado para abrigar rituais dos incas. As novas descobertas incluem um altar de pedra, casas de banho e um complexo sistema de abastecimento de água.

Rituais de limpeza e purificação

A descoberta foi feita com a ajuda de uma tecnologia conhecida como LIDAR, que possibilita o mapeamento por radar a partir do uso de laser aerotransportado. Usando drones, os pesquisadores detectaram as ruínas enterradas sob vegetação a poucos quilômetros de distância do complexo principal de Machu Picchu. As imagens revelaram 12 estruturas e um conjunto de canais subterrâneos feitos de pedra em Chachabamba.

Estruturas escondidas encontradas em Machu Picchu

O estudo foi feito por um grupo de arqueólogos da Universidade de Varsóvia, na Polônia. De acordo com Dominika Sieczkowska, que liderou a pesquisa, apenas pessoas muito privilegiadas podiam visitar Machu Picchu, considerado um lugar muito especial. Antes de chegar lá, as pessoas tinham que parar em Chachabamba para um banho espiritual de limpeza e purificação

A civilização inca surgiu no século XIII e resistiu até a chegada dos espanhóis à América. Seu último imperador foi Atahualpa, morto pelos conquistadores em 1533. Machu Picchu foi abandonada nessa mesma época e suas ruínas só foram redescobertas em 1911.

Fontes
Sputnik e Daily Sabah
Imagens
iStock e Dominika Sieczkowska/Universidade de Varsóvia/Reprodução