Início

A magia da Black Friday: conheça 5 curiosidades sobre a data

Consumidores de todo o planeta aguardam ansiosamente a data para comprarem produtos com desconto
Por History Channel Brasil em 26 de Novembro de 2021 às 17:19
A magia da Black Friday: conheça 5 curiosidades sobre a data-0

A magia da Black Friday: conheça 5 curiosidades sobre a data - 1

As promoções de Black Friday conquistaram o mundo após seu surgimento nos Estados Unidos. Consumidores de todo o planeta aguardam ansiosamente a quarta sexta-feira de novembro para comprarem produtos com desconto. 

Mas como surgiu o termo “Black Friday”? Qual a relação da data com o Dia de Ação de Graças americano? Como ele se expandiu através do mundo todo? Conheça essas e outras curiosidades sobre a data. 

- Origem do termo

O termo Black Friday nem sempre foi sinônimo de promoções e compras. Seu primeiro registro vem de 1869, quando especuladores de Wall Street resolveram comprar grandes quantidades de ouro na esperança de elevar artificialmente os preços e obter lucros astronômicos.  Em vez disso, o mercado de ouro eles quebraram a bolsa, levando milhões à falência em 24 de setembro, uma sexta-feira. 

- Ação de Graças

A Black Friday como a conhecemos hoje surgiu vinculada ao feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, comemorado todos os anos na quarta quinta-feira do mês de novembro. Tradicionalmente, comerciantes resolveram aproveitar a sexta-feira após esse feriado para iniciarem suas promoções de fim de ano, abrindo a temporada de compras de Natal. 

- Desfiles do Papai Noel

Antes da Black Friday se consolidar, existiam os "desfiles do Papai Noel". No início do Século XX, era comum que lojas de departamento promovessem desfiles de Ação de Graças pelas ruas dos Estados Unidos. Quando o Papai Noel aparecia no final do evento, era sinal de que a temporada de compras natalinas havia oficialmente começado.  Naquela época, a maioria dos varejistas seguia uma regra informal de que o período de compras de fim de ano só começava após o feriado de Ação de Graças, assim ninguém anunciava promoções até a sexta-feira seguinte ao feriado.

-  Consolidação tardia

A Black Friday demorou para se consolidar nos Estados Unidos. Apesar de a tradição ter surgido na Filadélfia na década de 1960, a data só começou a se popularizar a partir da década de 1980. Isso aconteceu à medida que os varejistas passaram a competir entre si para ver quem poderia oferecer os melhores descontos, atrair as maiores multidões e ganhar mais dinheiro durante o evento.

- Expansão pelo mundo

A expansão da Black Friday para fora dos Estados Unidos começou pelo Canadá. Isso porque muitos consumidores canadenses visitavam o país vizinho nessa data para aproveitarem as liquidações. Assim, os lojistas do Canadá passaram a adotar a tradição, apesar de o Dia de Ação de Graças acontecer um mês antes por lá. No México, a Black Friday foi batizada de 'El Buen Fin', ou "Bom fim de semana". No Brasil, a primeira Black Friday aconteceu em 2010.