Início

Mais de 250 sarcófagos bem preservados e estatuetas de deuses são encontrados no Egito

Estima-se que os artefatos tenham cerca de 4 mil anos e remetam ao Império Antigo e ao Primeiro Período Intermediário
Por History Channel Brasil em 30 de Maio de 2022 às 12:36 HS
Mais de 250 sarcófagos bem preservados e estatuetas de deuses são encontrados no Egito-0

O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito anunciou a descoberta de um grande tesouro arqueológico. Em uma cerimônia no Cairo, representantes do órgão apresentaram 250 sarcófagos de madeira e mais de 100 estatuetas de divindades egípcias. Os artefatos foram encontrados na necrópole de Saqqara.

Livro dos Mortos

Estima-se que os sarcófagos tenham cerca de quatro mil anos e remetam ao Império Antigo e ao Primeiro Período Intermediário. De acordo com os arqueólogos, os caixões foram usados para sepultar funcionários de alto escalão e governantes regionais. Todos eles estavam bem preservados e continham múmias.

Sarcófagos encontrados no Egito

Mostafa Waziri, secretário geral do conselho de antiguidades, afirmou que um papiro escrito em hieróglifos foi encontrado dentro de um dos caixões e pode conter versos do Livro dos Mortos. As estátuas descobertas no local retratam as antigas divindades egípcias Bastet, Anúbis, Osíris, Amon Meen, Isis, Nefertum e Hathor. Durante as escavações, uma coleção de cosméticos e acessórios também foi encontrada, incluindo pentes, delineadores, pulseiras, brincos e colares.

O sítio arqueológico de Saqqara é importante porque no passado o local serviu como necrópole de Mênfis, capital do antigo Egito. Os egípcios enterraram seus mortos ali durante cerca de três mil anos. Não apenas nobres eram sepultados ali, mas também membros da classe trabalhadora.

Estatueta de divindade egípcia

 

Fontes
The Jerusalem Post e Ahram
Imagens
Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito/Divulgação