Início

Mensagem obscena da época do Império Romano é encontrada na Inglaterra

Desenho de um órgão sexual masculino acompanhava o xingamento chulo
Por History Channel Brasil em 27 de Maio de 2022 às 22:01 HS
Mensagem obscena da época do Império Romano é encontrada na Inglaterra-0

Uma mensagem obscena da época do Império Romano foi encontrada perto da Muralha de Adriano, no norte da Inglaterra. Entalhado em uma pedra estava o desenho de um órgão sexual masculino acompanhado de palavras de baixo calão. Estima-se que o artefato tenha cerca de 1.700 anos.

Xingamento em latim

A descoberta foi feita por Dylan Herbert, um bioquímico aposentado que estava trabalhando como voluntário em uma escavação. "De trás parecia  uma pedra muito comum, como todas as outras, mas quando a virei, fiquei surpreso ao ver claramente algumas letras. Só depois que removemos a lama é que percebi toda a extensão do que havia descoberto e fiquei absolutamente encantado”, afirmou. 

Mensagem obscena da época do Império romano

O artefato mede 40cm de largura por 15cm de altura. Além do entalhe obsceno que retrata um pênis, a pedra está gravada com as palavras SECVNDINVS CACOR. Trata-se de um xingamento em latim que significa "Secundinus, o defecador". 

O falo romano é muitas vezes visto como um amuleto de boa sorte ou símbolo de fertilidade, algo positivo. No entanto, neste caso, o responsável pela gravura tinha a intenção de ofender alguém. "O autor claramente tinha um grande problema com Secundinus e estava confiante o suficiente para anunciar publicamente o que pensava dele. Não tenho dúvidas de que Secundinus não teria se divertido ao ver isso quando estava vagando pelo local há mais de 1.700 anos”, disse Andrew Birley, diretor de escavações e CEO da Vindolanda Trust, instituição que se dedica a pesquisar e preservar a presença romana na região da Muralha de Adriano.

Fontes
Vindolanda Trust e BBC
Imagens
Vindolanda Trus/Divulgação