Início

Morre gorila que ficou famosa ao posar para foto em parque no Congo

Primata órfã deu seu último suspiro nos braços do tratador que cuidou dela desde bebê

Em 2019, a gorila Ndakasi ficou famosa ao posar para uma foto junto com guardas do Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo. Agora, a instituição anunciou uma notícia triste: a primata morreu aos 14 anos de idade. De acordo com um comunicado, ela não resistiu a uma doença degenerativa. 

Resgatada na infância

"É com profunda tristeza que Virunga anuncia a morte da querida gorila da montanha, a órfã Ndakasi, que esteve sob os cuidados do Centro Senkwekwe do Parque por mais de uma década", diz a nota. Segundo o comunicado, ela "deu seu último suspiro nos braços amorosos de seu cuidador e amigo de longa data, Andre Bauma". O tratador tomou conta de Ndakasi desde que ela era um bebê.

Quando tinha apenas dois meses, Ndakasi foi resgatada por guardas do parque enquanto estava agarrada ao corpo da mãe, morta a tiros. Levada a um centro de recuperação, ela foi cuidada por Andre. Durante toda a noite, o tratador segurou o bebê perto dele, mantendo seu pequeno corpo firmemente contra seu peito para oferecer calor e conforto. Em 2009 ela foi transferida para o Centro Senkwekwe para gorilas órfãos, onde vivia com outros animais na mesma situação. Sua amiga inseparável era Ndeze, que aparece com ela na famosa foto. 

"Eu a amava como uma filha e sua personalidade alegre trazia um sorriso ao meu rosto cada vez que interagia com ela", disse Andre. O massacre da família de Ndakasi em 2007 levou as autoridades congolesas a empreender uma ampla reforma institucional e de segurança dentro do parque. Isso fortaleceu a proteção dos gorilas da montanha de Virunga e contribuiu para a recuperação da espécie. 

Fontes
CNN e Parque Nacional de Virunga
Imagens
Mathieu Shamavu/Parque Nacional de Virunga/Reprodução e Brent Stirton/Parque Nacional de Virunga/Reprodução