Início

Morte das Irmãs Mirabal deu origem ao Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher

Minerva, Patria e Maria foram assassinadas pelo regime ditatorial de Rafael Trujillo na República Dominicana
Por History Channel Brasil em 24 de Novembro de 2021 às 16:11
Morte das Irmãs Mirabal deu origem ao Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher-0

A data de 25 de novembro foi declarada pelas Nações Unidas como o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher em 1999. Esse dia foi escolhido em homenagem às irmãs Mirabal, também conhecidas como as Borboletas. Minerva, Patria e Maria foram assassinadas violentamente em 1960, na República Dominicana, por se oporem ao regime ditatorial do presidente Rafael Leónidas Trujillo. 

Irmãs Mirabal

As irmãs tinham formação universitária, maridos, filhos e atuavam politicamente há cerca de uma década na época em que foram mortas. Elas se destacaram por ter criado um grupo clandestino de resistência ao governo ditatorial de Trujillo, que havia tomado o poder em 1930. Foram presas e torturadas diversas vezes, porém nunca deixaram de lutar contra a ditadura.

Patria, Minerva e María Teresa, junto com sua irmã Dedé, cresceram na cidade de Ojo de Agua, província de Salcedo, onde seus pais  administravam uma bem-sucedida fazenda, além de um moinho de café e armazém. Depois de frequentar um internato católico da cidade de La Vega, Minerva foi estudar Direito em Santo Domingo, a capital. Naquela época, ela estava ficando cada vez mais consciente a respeito das injustiças que existiam na República Dominicana durante a era Trujillo.

Irmãs Mirabal

Conhecido como “El Jefe” (“o chefe”) ou “el Chivo” (“o bode”), Trujillo foi o comandante-chefe do exército antes de tomar o poder em 1930. Ele assumiu o controle da economia do país, incluindo a produção de bens como sal, carne, fumo e arroz, desviando os lucros para sua própria família e apoiadores. As liberdades civis e políticas desapareceram e apenas um partido político, o Partido Dominicano, foi autorizado a existir.

A temível polícia secreta de Trujillo erradicou os dissidentes, usando táticas de intimidação, prisão, tortura, sequestro, estupro e assassinato. As irmãs Mirabal estavam entre as dezenas de milhares de mortes cometidas pelo regime. Os corpos das três foram encontrados no interior de um jipe, junto com os restos mortais do motorista Rufino de la Cruz. Elas foram vítimas de um acidente automobilístico causado por policiais que perseguiram o veículo onde elas estavam, forçando sua queda no fundo de um barranco.

Antes do crime, Minerva, sabendo da ameaça que vinham sofrendo, afirmou: “Se me matam, levantarei os braços do túmulo e serei mais forte”. E suas palavras tiveram efeito: a morte das irmãs é considerada um dos principais fatores que levaram à queda do presidente. A data tornou-se um marco para o combate à violência contra a mulher. 

Fontes
History.com, BBC e UFRGS
Imagens
Wikimedia Commons e Senado Federal