Início

Mulher compra escultura romana de 2 mil anos por 35 dólares em brechó nos EUA

A peça pertenceu ao rei Ludwig I da Baviera e havia desaparecido da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial
Por History Channel Brasil em 09 de Maio de 2022 às 15:55
Mulher compra escultura romana de 2 mil anos por 35 dólares em brechó nos EUA-0

Um busto de mármore chamou a atenção da negociadora de antiguidades Laura Young enquanto fazia compras em um brechó, em Austin, no Texas, nos Estados Unidos. Depois de comprá-lo por apenas US$ 35, ela percebeu que o artefato parecia ser muito antigo. Ao levar a peça para ser avaliada por especialistas, ela descobriu que a obra é uma autêntica peça romana com cerca de dois mil anos.

Desaparecimento na Segunda Guerra

Jörg Deterling, especialista em artes plásticas da casa de leilões Sotheby's, identificou o busto como uma peça que havia desaparecido da Alemanha na década de 1940. A escultura pertenceu ao rei Ludwig I da Baviera (1786 - 1868), e fazia parte de um modelo em escala real de uma casa de Pompeia, chamada Pompejanum, que ele mandou construir na cidade alemã de Aschaffenburg. A peça ficou em exibição no local por quase 200 anos, mas foi transferida para um depósito durante a Segunda Guerra Mundial, de onde sumiu.

Especialistas acreditam que o busto retrata um filho de Pompeu, o Grande, que foi derrotado na guerra civil por Júlio César.  Não se sabe ao certo como a peça foi parar no Texas, mas o Exército dos Estados Unidos tinha bases em Aschaffenburg. O mais provável é que um soldado tenha levado o artefato para os EUA. 

A escultura agora fará parte de uma exposição no Museu de Arte de San Antonio, antes de ser devolvida para a Alemanha em 2023. “É uma grande história cujo enredo inclui o período da Segunda Guerra Mundial, diplomacia internacional, arte do antigo Mediterrâneo, investigação de brechós, realeza histórica da Baviera e a proteção daqueles que se preocupam em  proteger as artes, seja como indivíduos ou instituições", disse  Emily Ballew Neffm diretora do Museu de Arte de San Antonio.

Fontes
Phys.org e Museu de Arte de San Antonio
Imagens
Museu de Arte de San Antonio/Divulgação