Início

Múmia com língua de ouro, máscaras e estátuas são encontradas em catacumbas no Egito

Por History Channel Brasil em 01 de Fevereiro de 2021
 Múmia com língua de ouro, máscaras e estátuas são encontradas em catacumbas no Egito -0

Pesquisadores encontraram uma série de evidências de rituais funerários do período greco-romano no sítio arqueológico de Taposiris Magna, em Alexandria, no Egito. A escavação em um templo revelou a existência de 16 catacumbas, onde havia máscaras mortuárias, artefatos e múmias. Uma delas, com cerca de dois mil anos, apresentava uma língua de ouro.

De acordo com os arqueólogos, as múmias estavam em mau estado de conservação. Mas junto com elas, a equipe encontrou estátuas representando os mortos sepultados na catacumbas, além do amuleto de folha de ouro em forma de língua. O artefato foi colocado na boca da múmia com o objetivo de garantir sua capacidade de falar com o deus Osíris na vida após a morte. 

 Múmia com língua de ouro, máscaras e estátuas são encontradas em catacumbas no Egito  - 1
A escavação foi liderada por pesquisadores da Universidade de Santo Domingo, na República Dominicana. Uma das múmias encontradas, de uma mulher, usava uma máscara mortuária cobrindo grande parte de seu corpo. Duas das múmias foram encontradas com restos de pergaminhos que os estudiosos ainda estão decifrando. As camadas de gesso, ou cartonagem, envolvendo uma dessas múmias têm decorações douradas representando Osíris.

Taposiris Magna abriga templos dedicados aos deuses Osíris e Ísis. Anteriormente, os arqueólogos encontraram no local diversas moedas decoradas com o rosto de Cleópatra VII, sugerindo que os templos estavam em uso durante a época do seu reinado ou quando os romanos governavam o país, após a sua morte.

 Múmia com língua de ouro, máscaras e estátuas são encontradas em catacumbas no Egito  - 2


Fontes: Live Science, Archeology.wiki e Ahram

Imagens: Ministério do Turismo e das Antiguidades do Egito