Início

Múmias com línguas de ouro são encontradas durante escavações no Egito

Restos mortais foram encontrados em tumbas no sítio arqueológico de El-Bahnasa
Por History Channel Brasil em 06 de Dezembro de 2021 às 15:17
Múmias com línguas de ouro são encontradas durante escavações no Egito-0

Arqueólogos espanhóis encontraram duas tumbas de aproximadamente 2500 anos durante escavações no Egito. Dentro delas, havia os restos mortais de duas pessoas sepultadas durante a XXVI dinastia egípcia. O mais surpreendente é que seus crânios continham línguas de ouro.

Tumbas de El-Bahnasa

As descobertas foram feitas no sítio arqueológico de El-Bahnasa. De acordo com os pesquisadores, um dos sarcófagos é feito de calcário e tem o formato do corpo de uma mulher. Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, afirmou que uma das tumbas mostrava sinais de que havia sido violada no passado, enquanto a outra estava lacrada.

Sarcófago

A equipe também encontrou dois sarcófagos contendo vasos canópicos (recipientes utilizados no Antigo Egito para colocar órgãos retirados do morto durante o processo de mumificação). No início de 2021, outra múmia com língua de ouro foi encontrada na cidade egípcia de Alexandria. Na ocasião, pesquisadores afirmaram que o artefato foi colocado na boca da múmia com o objetivo de garantir sua capacidade de falar com o deus Osíris na vida após a morte. 

Arqueólogos da Universidade de Barcelona, liderados por Maite Mascort e Esther Pons Melado, escavam o sítio arqueológico de El-Bahnasa desde 1992 . Ao longo desses anos, foram encontrados vários artefatos da XXVI dinastia e das eras Greco-Romana e Copta. No local, também ficou conhecido por abrigar papiros com escritos em língua grega.

Fontes
Ministério das Antiguidades do Egito e IBT
Imagens
Ministério das Antiguidades do Egito/Divulgação