Inicio

O lado B do legado olímpico pelo mundo

Por History Channel Brasil em 08 de Novembro de 2016 às 17:56 HS
O lado B do legado olímpico pelo mundo -0

Se os mais críticos alegam temer o que será feito com o legado da Olimpíada do Rio, o que será que pensariam ao ver como estão as antigas cidades que foram sede? Muitas antigas arenas olímpicas pelo mundo estão completamente abandonadas, outras até com aspecto sinistro...

O Rio de Janeiro continua lindo e foi palco de uma bela Olimpíada, mas muita gente acha que os altos investimentos serão pouco aproveitados depois. Infelizmente, essa é uma realidade em muitos antigos palcos de Jogos Olímpicos.

Vide por exemplo a Grécia, sede das primeiras Olimpíadas da era moderna, em 1896, e das Olimpíadas de 2004. O país está mergulhado numa crise econômica profunda. O lendário estádio Panatenaico, construído em 566 a.C., sede dos Jogos de 1896, foi abandonado por muitos anos e completamente reformado para 2004. Apesar de hoje ser usado para eventos esporádicos - como a pira Olímpica do Rio que foi ali acesa - não é aproveitado como os gregos gostariam. Relíquia do local é um antigo pódio do século XIX deixado por ali.

O lado B do legado olímpico pelo mundo  - 1

Os arcos olímpicos do parque de Helliniko, construído especialmente para os jogos de Atenas, encontram-se atualmente abandonados, pouco cuidados e com aparência enferrujada. As cadeiras do estádio palco das competições de hóquei, dentro do complexo, estão quebradas e ganharam até um “jardim particular”, com plantas crescendo em plena arquibancada.

A grande maioria do que foi construído na Grécia está abandonada.

A Alemanha, que não vive crise econômica nenhuma, também possui sua cota de sítios olímpicos deixados de lado. A vila olímpica dos jogos de 1936, localizada no lado oriental, é uma grande ruína atualmente - com pôsteres nazistas e soviéticos sobrepostos e rasgados na parede.

Situação semelhante vive vários locais das Olimpíadas de Pequim, em 2008: o local das competições de beisebol está abandonado e a praia artificial construída para o vôlei de praia está às moscas.

O lado B do legado olímpico pelo mundo  - 2

Em Sarajevo, na Bósnia, cidade que sediou os Jogos Olímpicos de Inverno de 1984, a situação é ainda mais precária.

O lado B do legado olímpico pelo mundo  - 3

Melhor fez a cidade americana de Atlanta que, palco das Olimpíadas de 1996, não viu muita utilidade para seu Fulton County Stadium. O local foi detonado com quilos de explosivo um ano depois dos jogos. Ali, hoje, funciona um estacionamento - mas a bela estrutura exterior foi mantida.

O ideal, no entanto, seria agir como Barcelona (sede dos jogos de 1992 - foto abaixo) ou Londres (Olimpíadas de 2012), que mantiveram todas as benfeitorias após os Jogos, revitalizando importantes regiões das duas cidades. A torcida é para que o Rio siga o mesmo caminho. 

O lado B do legado olímpico pelo mundo  - 4


Fonte: Buzzfeed e Wikipedia
Imagem destaque Atenas: Anastasios71/Shutterstock.com  
Imagem Barcelona: Regien Paassen/Shutterstock.com
Imagens da Bósnia: Fotokon/Shutterstock.com
Imagem China: travellight / Shutterstock.com