Início

O polêmico casamento de Leopoldina e Dom Pedro I

Traições públicas do imperador chocaram a sociedade e colaboraram para a queda de popularidade dele
Autor
Thiago Gomide do Tá na História

O polêmico casamento de Leopoldina e Dom Pedro I - 1

A austríaca Maria Leopoldina não teve vida fácil no Brasil: conviveu com a ira da sogra Carlota Joaquina, com a personalidade bipolar do marido, ora violento, ora amoroso, com as traições de Pedro I e, claro, com os problemas políticos.

Com a família real, Leopoldina tinha uma boa relação com Dom João VI.

As traições públicas de Dom Pedro I chocaram a sociedade, colaboraram, inclusive, para a queda de popularidade dele. Pedro se relacionou com a dançarina francesa Noemi Thierry, que saiu grávida do Rio de Janeiro, com mulheres de políticos e com as irmãs Baronesa de Sorocaba e Marquesa de Santos.

Todo mundo sabia.

A revolução do Porto explodiu em 1820, forçando a volta de Dom João VI e Carlota Joaquina.

Dona Leopoldina teve papel fundamental para a construção do processo de independência do Brasil, articulando, inclusive, com os pais dela o apoio na ruptura.

Mulher importantíssima para a ciência no Brasil, ela trouxe um timaço de craques em botânica. Era muito culta, sabia da importância do conhecimento. Boa parte do acervo destruído no incêndio do Museu Nacional foi conquistado por ela.

O casamento dos dois durou até 1826 quando ela faleceu.

Saiba os detalhes desse relacionamento apertando o play.


THIAGO GOMIDEé jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta doTá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.


Imagem: Arnaud Pallière (1784–1862), via Wikimedia Commons