Início

OMS alerta para potencial surgimento da "doença X", capaz de causar epidemia mundial

Todo ano a Organização Mundial da Saúde (OMS) enumera uma série de doenças que oferecem perigo de se espalhar epidemicamente pelo mundo. Dessa vez, junto a moléstias como Zika e Ebola, a OMS decidiu incluir na lista uma "doença X", representando um mal desconhecido que pode surgir a qualquer momento. A entidade alerta para a necessidade de adotar medidas de prevenção para essa moléstia ainda hipotética. 

Vídeo relacionado:

Em um comunicado, o órgão anunciou que a ‘doença x’ representa a compreensão de que um agente patogênico ainda desconhecido possa ser capaz de provocar uma grave epidemia internacional. "A experiência nos ensina que frequentemente somos atingidos por algo pelo qual não estamos esperando", disse o médico Anthony Fauci, diretor do Instituto Norte-Americano de Alergia e Doenças Infecciosas.

Especialistas da OMS dizem que a "doença X” poderia emergir de uma grande variedade de fontes e atacar a qualquer hora. De acordo com eles, a nova doença tem a possibilidade de surgir a partir da manipulação de genes, acidente ou até mesmo terrorismo. Há ainda a hipótese de que ela possa ser provocada por uma patologia zoonótica, ou seja, transmitida de animais a seres humanos.

“É provável que o próximo grande surto seja de algo que nunca vimos antes", disse John-Arne Rottingen, conselheiro da OMS. "O objetivo é estarmos preparados para colocar em prática um plano flexível em termos de vacinas e exames de diagnóstico. Queremos desenvolver protocolos de aplicação imediata que possam ser utilizados para um vasto número de doenças", completou.  Segundo ele, esses sistemas permitirão criar respostas rápidas para situações de emergência.

Fonte: Telegraph 

Imagem: science photo/Shutterstock.com