Início

A origem da Black Friday nos Estados Unidos e no Brasil

Com promoções imperdíveis, a data se consolidou como um dos momentos mais importantes para o comércio
Por History Channel Brasil em 26 de Novembro de 2021 às 09:50
A origem da Black Friday nos Estados Unidos e no Brasil-0

A origem da Black Friday nos Estados Unidos e no Brasil - 1

Com promoções imperdíveis, a "Black Friday" se tornou uma das datas mais importantes para o comércio em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. Mas qual é a origem dessa tradição? Por incrível que pareça, ninguém sabe direito como tudo começou.

O que dá para afirmar com certeza é que a Black Friday surgiu vinculada às comemorações de Ação de Graças nos Estados Unidos. A data sempre acontece na quarta sexta-feira de novembro (dia seguinte ao feriado), abrindo a temporada de compras de Natal. O uso mais antigo da expressão em relação ao comércio aconteceu na década de 1960, na Filadélfia. 

Mas a Black Friday como conhecemos hoje se consolidou apenas na década de 1980. Foi quando as lojas vendiam tantas mercadorias que sua receita anual saía do “vermelho”, que representava prejuízo, para entrar no “preto”, que simbolizava o lucro (referência às cores das letras usadas nas planilhas de vendas). Na década de 1990, a data passou a se popularizar ainda mais nos Estados Unidos e logo o costume se espalhou pelo mundo. Atualmente, ao menos 20 outros países abrem a temporada de compras natalinas na última sexta-feira de novembro.

No Brasil, a primeira Black Friday aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 quando alguns comerciantes resolveram seguir o exemplo dos EUA. Naquele ano, as ofertas serviam apenas para as compras online, que começavam a deslanchar. Em pouco tempo, o dia marcado pelas promoções foi estendido para o comércio em geral, tornando-se um fenômeno de vendas em todo o país.