Início

Pesca de lagosta quase causou guerra entre o Brasil e a França

Por History Channel Brasil em 27 de Novembro de 2020 às 18:15
Pesca de lagosta quase causou guerra entre o Brasil e a França-0

Por Thiago Gomide do Tá na História.

Parceria HISTORY e Tá Na História

Lagosta já era um produto caro no começo da década de 1960. 

A costa pernambucana era (e ainda é) um dos grandes redutos da pesca do crustáceo. O Brasil, por consequência, era um dos grandes exportadores. 

Dinheiro rolando, concorrência querendo aparecer. A fim de tirar uma casquinha desse cenário econômico mega positivo, os franceses começaram a se engraçar na costa brasileira. 

Com a desculpa de estarem a fim de estudar o mundo marinho brasileiro, os franceses enviaram modernos pesqueiros. Resultado imediato? Briga com os pescadores locais e até com a marinha brasileira. 

Não rolava pescar lagosta! A lagosta, por estar na costa verde e amarela, era nossa. Regras internacionais nos protegiam. 

Você acha que os franceses se deram por vencidos? Quase entramos em guerra! 

Essa confusão foi parar nos corredores diplomáticos, teve navio de guerra francês vindo pro Brasil, aviões brasileiros sobrevoando a costa, a imprensa em chamas sugerindo que o conflito estava próximo e dois presidentes perdidinhos, Charles de Gaulle e João Goulart, se revezando em quem colocava mais lenha na fogueira.

Clica no play que o Tá na História te conta os detalhes dessa história.


THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade. 


Imagem: Shutterstock.com