Inicio

As relações tensas entre o STF e o presidente... Floriano Peixoto

Por History Channel Brasil em 26 de Junho de 2020 às 19:29 HS
As relações tensas entre o STF e o presidente... Floriano Peixoto-0

Por Thiago Gomide do Tá na História.

Parceria HISTORY e Ta Na História

Você acha que a tensão entre Bolsonaro e o STF está forte? É porque você nem imagina como foi a relação de Floriano Peixoto com o Supremo Tribunal Federal.

O “Marechal de Ferro" ameaçou os ministros, a justiça e quem ficasse na frente... Teve até dedo na cara!  

Sente só a história. 

Floriano Peixoto era vice presidente de Deodoro da Fonseca. Com a renúncia de Deodoro, em 1891, a presidência caiu no colo dele. 

Floriano era bravo demais. Sabe aquele cidadão que compra briga com tudo e com todos? Ele não tinha dó não. 

O Brasil estava passando por várias crises: econômica, social e política. Elas já se arrastavam desde o governo de Deodoro. E, ao invés de acalmar, Floriano gerou ainda mais problemas nesse xadrez político. 

A constituição dizia que, caso o presidente saísse antes de dois anos de mandato, que foi o que aconteceu com Deodoro, era para ter novas eleições. 

Floriano ignorou isso. E encarou quem por ventura desse um pio contra. 

Quer exemplo? Ele mandou para cadeia 13 generais que protestaram pedindo novas eleições. 

As ameaças ao STF eram constantes. Ele acreditava que os juízes deveriam trabalhar para ele e não regulando. 

Pensando em estratégia, Floriano foi indicando gente amiga  para o Supremo Tribunal Federal do começo ao final do mandato. 

Aviso: era sem noção total. Tinha militar que fez direito, mas que não sabia quase nada. Tinha presidente dos Correios. Tinha até amigo do amigo do amigo...

Quer saber como termina essa relação turbulenta? Quer saber quais conflitos marcam o governo Floriano? O Tá na História te conta. Aperta o play!


THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade. 


Imagem: Galeria de Presidentes, via Wikimedia Commons